Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 22

by Paulo Moreira

 

 

Prevenção: Vacinação contra a gripe vai até o dia 22

Sul Fluminense – A Campanha de Vacinação contra a Influenza será mantida em todos os municípios no decorrer desta semana. A medida visa ampliar a cobertura vacinal que ficou, na maioria das cidades, bem abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. E para ampliar ainda mais a imunização, que atingiu a média de 58% de cobertura no estado do Rio de Janeiro, a partir do dia 25, a vacina passa a ser ofertada também para crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.
Durante a campanha, somente puderam ser vacinadas pessoas do público alvo, como gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.
– É importante que a população procure se vacinar e se previna contra a doença, que é mais frequente nesse período do ano. A vacinação é necessária, pois, apesar da gripe não ser uma doença grave, pode se agravar entre os grupos prioritários – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.
Região
Em Volta Redonda a cobertura vacinal seguiu a tendência das demais localidades do estado e ficou em torno de 65% do público-alvo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), crianças, gestantes, puérperas e idosos, ficaram com indicadores bem abaixo da meta do MS. Embora não haja nenhum caso registrado da doença, a SMS faz um alerta orientando sobre a importância da vacinação, que continua sendo ofertada nas UBS e UBSF (Unidade Básica de Saúde e Unidade Básica de Saúde da Família), 8h às 17h.
E para atrair ainda mais o público, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milene Paula de Souza, disse que o município lançou mão de ações motivando a população a aderir a vacinação como, por exemplo, a realização da busca-ativa, ou seja, quando equipes das UBS (Unidades Básica de Saúde) abordam as famílias, nas residências, e levam informação sobre a importância da vacina e também orientam sobre dúvidas.
O mesmo se repete em Angra dos Reis, onde 11 mil pessoas ainda não foram vacinadas. A meta do município é chegar a 42 mil doses aplicadas, incluindo o público prioritário (33.366) e pessoas com comorbidades. Até a próxima sexta-feira, 22, a vacina estará disponível em diversas unidades da saúde do município.
Maiores
Barra Mansa é um dos municípios que atingiu a maior parte do público alvo, chegando a 78,21% de imunização. No decorrer desta semana as UBS (Unidades Básicas de Saúde) continuarão disponibilizando a vacina de segunda a sexta-feira no horário de 8 às 17 horas. No Centro do Idoso, no Ano Bom, a imunização será específica para atender a terceira idade.
Em Resende, os números parciais da campanha indicam que, até agora, cerca 71% da população alvo se imunizou contra a Influenza, o que corresponde a 23.400 pessoas, aproximadamente. A meta é alcançar 90% do público. Entre os grupos que registraram menor procura estão as gestantes, com 67% das mulheres imunizadas, e crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos, com apenas 45% do público alvo vacinados.

Vacina

As doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. De janeiro até 13 de junho deste ano, foram notificados 596 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do RJ, sendo 22 deles causados pelo vírus H1N1 e 24 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificados 67 óbitos por SRAG, sendo 4 por H1N1 e 4 por H3N2.
– O inverno é a época de maior circulação do vírus no território fluminense, por isso precisamos que a população procure um posto de saúde para se vacinar, a fim de evitar o aumento das chances de transmissão, além das formas mais graves da doença entre os grupos suscetíveis. É importante que todo público-alvo se vacine, mesmo os que já se vacinaram em outra ocasião – comenta a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cláudia Mello.
A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. A vacina tem a duração de um ano. Portanto, aqueles que se imunizaram no ano passado e estiverem inclusos nos grupos de risco devem se vacinar novamente. A renovação acontece em virtude da mutação do vírus que exige também alterações no conteúdo da vacina para que a imunização esteja em dia.

 

You may also like

1 comment

Leitora 18 de junho de 2018, 06:51h - 06:51

Libera para estudantes até 18…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996