50 caminhões de barreiras são retirados em 48 horas em Quatis

by Diário do Vale
Limpeza: Quatro caminhões e três máquinas atuam no atendimento das situações de emergência - Divulgação

Limpeza: Quatro caminhões e três máquinas atuam no atendimento das situações de emergência – Divulgação

Quatis

Em menos de 48 horas, entre a manhã de segunda (5) e o final da tarde de quarta (7), a prefeitura já retirou mais de 50 caminhões de barreiras que caíram nas estradas rurais do município. O balanço parcial do trabalho de atendimento às situações de emergência provocadas pelas chuvas ocorridas na cidade a partir de domingo foi divulgado nesta quinta (8) pela Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. A maior parte da terra foi removida na estrada de acesso a Falcão e na parte interna do distrito, que se localiza na zona rural, a 18 quilômetros do centro da cidade, com cerca de 30 caminhões, entre barreiras e lama sobre o piso de paralelepípedos de Falcão.
O prefeito Bruno de Souza (MDB)informou que quatro caminhões, três máquinas retroescavadeiras e dez operários estão de prontidão permanente desde a semana passada com o objetivo de socorrer as comunidades rurais afetadas pelos transtornos provocados pelos temporais, principalmente no caso de deslizamentos de terra e queda de barreiras. Além de Falcão, a prefeitura fez remoção de barreiras em estradas das regiões de Santana, Joaquim Leite, São Joaquim e Bom Retiro.
– Dependendo da situação, a equipe de operários é reforçada com trabalhadores da própria Secretaria de Obras. Na quarta, por exemplo, os serviços de atendimento aos moradores e produtores rurais de Falcão mobilizaram 25 profissionais. Devido aos transtornos da chuva neste distrito, tivemos que deslocar três máquinas retroescavadeiras, quatro caminhões e um caminhão pipa para o distrito. O uso do caminhão pipa foi necessário no sentido de ajudar a eliminar o lamaçal que se formou nas vias principais”, contou o prefeito, acrescentando que a administração municipal vem realizando ainda reparos em um bueiro da rua principal do distrito.
Segundo Bruno de Souza, a prioridade da prefeitura no momento é mesmo o atendimento aos casos de urgência, porque qualquer revestimento que se faça agora sobre o piso das estradas certamente estará perdido na primeira chuva forte que ocorrer após a realização do serviço. Ele enfatizou ainda que a prefeitura vem trabalhando para garantir o escoamento da produção leiteira. Até o momento, nenhuma estrada chegou a ser interditada totalmente, mas pelo menos dois caminhões de leite ficaram atolados desde domingo, e tiveram que ser retirados com o auxílio de máquinas da Secretaria de Obras.

Alagamentos

A chuva ocorrida na tarde de quarta causou também alagamentos na área urbana. O problema foi registrado na Avenida Euclides Guimarães Cotia, próximo ao ponto de embarque de passageiros de ônibus, e na Avenida Avelino Batista Soares, logo depois da Praça dos Expedicionários, sentido Centro – Bondarowsky, ambas no centro da cidade. Ocorreu um alagamento também na Rua dom Agnelo Rossi, no bairro São Benedito. Em nenhum dos três casos, não houve casas ou estabelecimentos alagados.
– Nas duas avenidas do Centro, o sistema de drenagem permitiu o escoamento total da água cerca de 15 minutos após o temporal. Já na Rua dom Agnelo Rossi, no bairro São Benedito, o alagamento foi provocado por um bueiro entupido. Na manhã de quinta-feira, as equipes da prefeitura já estavam no local fazendo a limpeza de bueiros. Infelizmente, constatamos lixo jogado dentro do bueiro, principalmente garrafas de plásticos, o que agravou ainda mais a situação, daí o pedido que fazemos novamente à população no sentido de manter os bueiros e as vias públicas limpas”, contou o secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, César Salazar.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996