sábado, 25 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Ação pública-privada vai ampliar em 50% reflorestamento de Resende

Ação pública-privada vai ampliar em 50% reflorestamento de Resende

Matéria publicada em 16 de julho de 2017, 20:55 horas

 


Prefeitura se une a fabricante de automóveis para aumentar produção do Horto Municipal

Parceria: Resende aumenta produção de mudas em conjunto com montadora

Parceria: Resende aumenta produção de mudas em conjunto com montadora

Resende – Sustentabilidade se transformou num termo amplo e genérico nos últimos anos. Mas no município de Resende a palavra traduz, especificamente, recuperação de áreas degradadas e replantio de espécies nativas. Na última quarta-feira, 12, mais uma iniciativa muito positiva floresceu, prometendo dar excelentes frutos. Foi inaugurado pela Prefeitura, em parceria com o Instituto Nissan, sediado na cidade, o primeiro sistema de irrigação mecanizada do Horto Municipal, que ampliará em 50% a produção anual.
De acordo com o presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), Wilson Moura, os impactos do novo sistema de irrigação de mudas será uma plataforma multiplicadora das benfeitorias já desenvolvidas na cidade na área de preservação do ecossistema. Ele explica que a tecnologia será capaz de dar 100% de aproveitamento às mudas, aumentar a variedade de espécies cultivadas, além de eliminar as dificuldades encontradas em períodos de seca.
– Os reflexos desta parceria serão vistos no reforço do trabalho de proteção de nascentes hídricas, uma das joias naturais aqui de Resende. Também teremos maior condição de atuar no reflorestamento de áreas desmatadas, além de proteger com flora nativa as marginais de rios e córregos de nossa região, incluindo o importante rio Paraíba do Sul – detalha Moura.
Além do campo ambiental, o novo sistema de irrigação de mudas no Horto Municipal de Resende será de enorme importância às crianças e jovens inscritos em programas educacionais da Prefeitura, que estimulam o contato com a natureza, através de ações fixas de plantio de espécies cultivadas no local e preservação de áreas de proteção.
– O que estamos fazendo aqui hoje é um exercício vital para driblar a crise financeira, mantendo programas absolutamente importantes para a cidade, para o estado, para o planeta. A parceria entre poder público e iniciativa privada deve ser constantemente estimulada, a fim de somar resultados como este. Além da potencialização de nossos programas de conservação ambiental, daremos aos alunos de escolas públicas, que ajudam na manutenção deste espaço, uma dose extra de ânimo e incentivo em atuar na conservação de nossas florestas e de nossa fauna – comemora o prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz.
Para a executiva Márcia Ribeiro, diretora de Relações Governamentais da Nissan, financiadora do sistema, a empresa atua na disseminação da política internacional de blue citizenship, que envolve questões de meio ambiente, mobilidade urbana, educação, capacitação de mão de obra e desenvolvimento logístico, reunindo ações de fomento à sustentabilidade local.

Untitled Document