quarta-feira, 20 de setembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Agentes comunitários de saúde fazem recadastramento dos moradores de Itatiaia

Agentes comunitários de saúde fazem recadastramento dos moradores de Itatiaia

Matéria publicada em 23 de agosto de 2017, 16:57 horas

 


Itatiaia – Os agentes comunitários de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município, estão visitando as residências para fazer a atualização dos dados de toda a população. A ação, uma exigência do Ministério da Saúde, consiste no preenchimento de um cadastro individual dos moradores.

Identificados com uniforme, os agentes visitam as residências onde colhem informações sobre cada membro da família.Todo o trabalho é realizado por meio do preenchimento de ficha específica com perguntas sobre saúde, escolaridade, trabalho  e informações sobre a moradia.

O recadastramento também é um requisito a ser cumprido pelo Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que tem como meta o recadastramento de 1500 pessoas por unidade de ESF. Dentre os objetivos da ação está a criação de um banco de dados para ajudar no direcionamento dos trabalhos da Secretaria de Saúde, fundamental para aprimorar a qualidade do serviço prestado a população.

– Todas essas informações são importantes para o desenvolvimento do trabalho da saúde, porque através delas é possível ao fim desse trabalho traçar um perfil da população e planejar ações. A data prevista  para o alcance da meta de recadastramento é o final do mês de outubro e 100% da população até  o fim de dezembro – explicou a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família, Joseane Souto.

Após o recadastramento realizado pelos agentes, os dados coletados são digitados e inseridos no Sistema do Ministério da Saúde, por meio da Plataforma e-SUS. A inserção dos dados no sistema tem data definida para exportação para Ministério da Saúde, portanto as famílias devem ser cadastradas no sistema o quanto antes, obedecendo a meta e data prévia da Avaliação Externa do PMAQ, que será de 21 a 24 de novembro de 2017.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document