Alunos da rede pública de Volta Redonda vão ao Japão disputar Mundial de Robótica

by Diário do Vale
1f4c7002-0ce8-4063-b407-0a232e58a873

Prefeito visitou os alunos na manhã desta sexta-feira, dia 21
(Foto: Geraldo Gonçalves/ Secom)

Volta Redonda- Cinco alunos e três professores da Escola Municipal Rubens Machado, no bairro Verde Vale, estão de malas prontas para o Japão. No dia 23 (domingo), a equipe “Jaguar Baby” irá decolar rumo à Nagoya (cidade japonesa) para disputar o Campeonato Mundial de Robótica, na categoria “Dança de Robôs”.

A viagem só foi possível, graças a uma ação da Prefeitura Municipal de Volta Redonda que envolveu o apoio de empresas da cidade e região para cobrir o custo de uma semana no Japão.

Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito Samuca Silva, o vice Maycon Abrantes, secretários e outros integrantes do governo se juntaram aos professores, diretores, pais e moradores do bairro, para desejar uma excelente viagem à equipe. Faixas com mensagens de incentivo aos adolescentes foram deixadas nos arredores do colégio.

Samuca não mediu os elogios para desejar boa sorte a todos.

– É muito gratificante ver esses jovens estudantes da rede pública estarem literalmente indo tão longe. E olha que o Japão é bem distante. Mas quando se acredita, se dedica e sonha, “Longe é um lugar que não existe – disse, acrescentando que “estaremos bem representados. Pedi para que eles registrassem a viagem com fotos, vídeos, selfies e relatos, para que esse momento fique marcado na história da educação de nossa cidade. Independente do que acontecer, eles já são verdadeiros campeões”, disse emocionado o prefeito.

Lucas, Bianca, Lais, Thiago e Hiago que tem, em média 14 anos, terão lá na Copa do Mundo de Robôs, cinco minutos para montar e desmontar todos as máquinas. Dentro deste tempo, dois minutos serão com música, onde os alunos irão interagir com os robôs por meio de uma coreografia. Países como Espanha, Canadá e Alemanha estarão na disputa com os voltaredondenses, que também concorrerão com representantes de outras regiões do Brasil.

A professora Patrícia Osório, uma das idealizadoras do projeto, disse que a equipe foi classificada ao mundial após conquistar o Campeonato Latino-Americano no ano passado. “Conheceremos de perto como o Japão lida com a tecnologia e a robótica. Vai ser um grande desafio e aprendizado”, ressaltou. O mundial começa no dia 26 com a cerimônia de abertura. Depois, no dia 27, acontece uma entrevista técnica e uma apresentação, onde os alunos demonstrarão como montar os robôs. Já nos dias 28 e 29 ocorrem as apresentações de disputa pelo título. Por fim, no dia 30, serão divulgados os resultados com as premiações.

A diretora do Rubens Machado, Aline Lopes Rebouças Gomes, parabenizou os envolvidos e acredita que a escola conseguiu fornecer a sua função social. “A educação é isso. É um orgulho muito grande levar o nome do nosso bairro para o mundo. É uma visão positiva para a comunidade. Estamos muito felizes e orgulhosos”, elogiou.

O aluno Lucas Roberto Moreira, de 14 anos, apesar de ansioso, espera absorver o máximo possível de conhecimento e aprendizado.

“Espero que seja uma boa competição, assim como foram às outras que disputamos. Só de conhecer a cultura deles já fico contente”, enfatizou.

Já o morador da Vila Brasília, Hiago Nascimento, também de 14 anos, não vê a hora de conhecer os japoneses. “A família fica preocupada, mas os japoneses são bem educados e super inteligentes, por isso podem ficar tranquilos, que serei bem tratado. Assim como iremos aprender com eles, eles irão aprender conosco”.

Já o aluno Thiago Leite, de 13 anos, acredita no potencial da Jaguar Baby para vencer o mundial. “Vai dar tudo certo”, afirmou.

A aluna Laís Soares Lopes, de 14 anos, moradora do Mariana Torres, espera sair do Japão com uma boa colocação. “Estamos dando o nosso melhor para dar tudo certo. Não chegamos aqui à toa. Foi muito trabalho e dedicação”, contou. Por fim, a estudante Bianca Romero, de 14 anos, desde 2015 na equipe, disse que o principal objetivo dela é pegar experiência. “Já somos vencedores, mesmo se não viermos com o troféu. Estou bastante satisfeita do nosso grupo”.

O projeto, desenvolvido num dos bairros mais carentes de Volta Redonda é um orgulho para a escola, participantes e comunidade local. Implantado em 2012, ano passado o programa teve a participação de 120 alunos, divididos em seis turmas de 20, incentivando a permanência do estudante na escola. Num horário participam das aulas normalmente e, no outro, do aprendizado de robótica.

You may also like

4 comments

Nerso 21 de julho de 2017, 18:29h - 18:29

Robô do samuca, samucop, feito no Catar kkk

Isso ai VR 21 de julho de 2017, 14:44h - 14:44

Parabéns a todos!
Excelente exemplo a ser seguido pelas demais escolas.
Vocês já são campeões e merecem!!
Aproveitem ao máximo a experiência!!

PMVR 21 de julho de 2017, 14:40h - 14:40

SAMUCA ESTÁ FAZENDO ISSO
SÓ PRA DISSER QUE O GOVERNO DELE
ESTÁ BOMBANDO, ESTÁ IGUAL O TEMER
TODO MUNDO JÁ ESTÁ ENTENDENDO.
ISSO É O MALABARISMO DE TODOS OS POLITICOS.
NINGUÉM É BOBO.

Sul Flu 21 de julho de 2017, 14:28h - 14:28

Esperando os comentários do povo que só sabe reclamar……. e ir o contra.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996