domingo, 20 de Maio de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Alunos de Porto Real participam de palestra com ex-atleta olímpico

Alunos de Porto Real participam de palestra com ex-atleta olímpico

Matéria publicada em 15 de Maio de 2018, 14:13 horas

 


Porto Real – O Horto Municipal foi a sede de uma palestra ministrada aos alunos do Projeto Aceleração, da Escola Municipal Maria Hortência Nogueira. Com o título “Do Leme ao Pontal: o poder da adaptação”, o ex-atleta olímpico e profissional de educação física, Luiz Lima, falou sobre sua trajetória de vida, desafios e diversas histórias de superação. Ao final da palestra, os alunos entregaram algumas telas confeccionadas por eles, com auxílio da professora de artes, Tatiana Munik, como forma de homenagear o ex-atleta Luiz Lima.

A palestra é uma atividade do Projeto Superando Limites, idealizado pelo professor Fernando Marlos. O projeto começou em Piraí, na Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, e já esteve em diversas cidades do estado do Rio. “Tivemos a ideia de trabalhar com alunos de escola púbica, a motivação e a autoestima através do esporte. A equipe pedagógica da escola decidiu trazer esse contato entre os atletas e os alunos, falando sobre suas histórias e os estimulando a não desistirem de seus objetivos”, disse.

Estudantes da rede municipal conhecem trajetória de ex-atleta olímpico Luiz Lima Foto: Dorinha Lopes – PMPR)

O projeto trouxe à região grandes personalidades do esporte como: Georgete Vidor; Ana Botafogo; Clodoaldo Silva e Daiane dos Santos. “É nesse momento que acontece a troca de experiências fantástica entre professores e alunos. Não só ocorre o ensino, mas também o aprendizado entre todos os participantes, declarou o idealizador do Projeto Superando Limites, Fernando Marlos”, disse o professor.

Luiz Lima é ex-atleta olímpico de natação e recordista sul-americano e conquistou diversos títulos, entre eles, medalha de outro e prata em competições a nível mundial. Atualmente atua como profissional de Educação Física, como um dos responsáveis pelo Projeto Natação no Mar, que reúne centenas de alunos na Praia de Copacabana. Ele destacou a importância do esporte como um dos pilares da educação.

– Unir cultura, arte e esporte é construir os pilares da educação. O objetivo da palestra é auxiliar para que os jovens estejam preparados não só para a carreira esportiva, mas também para o mercado de trabalho, através da criatividade e adaptação. Ver o retorno e o interesse deles sobre o assunto é motivo de muita satisfação – destacou Luiz.

Atualmente o Projeto Aceleração conta com 130 alunos no Ciep Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes e 100 alunos na Escola Municipal Maria Hortência Nogueira. O objetivo é resgatar os alunos que estão com distorção de idade/série, ou seja, alunos que já repetiram de ano algumas vezes e estão atrasados. Eles têm entre 12 a 16 anos – explicou a coordenadora do projeto Aceleração e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a professora Roberta Adriana Campos. O secretário de Esporte e Lazer, Antônio Sebastião da Silva, compareceu à ocasião.

Projeto Aceleração

As classes permitem ao aluno cursar duas séries em um ano. O projeto funciona da seguinte maneira: Aceleração I (4º e 5º ano do Ensino Fundamental), Aceleração II (6º e 7º) e a Aceleração III (8º e 9º ano).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document