Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo visitam Zona Portuária

by Diário do Vale
arquitetura

Urbanismo: Alunos visitam uma das áreas mais antigas e emblemáticas da capital
(Foto: Divulgação)

Rio – Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) fizeram no início deste mês uma viagem de estudos à cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de conhecer a intervenção urbanística recente da Zona Portuária do Rio de Janeiro e a implementação dos equipamentos culturais que lhe dão suporte – o Museu de Arte do Rio – MAR e o Museu do Amanhã, projetado pelo ilustre arquiteto catalão Santiago de Calatrava. A viagem contou com a coordenação da professora Andréa Auad e os alunos do primeiro ano, no escopo do conteúdo metodológico da disciplina Estética, e os estudantes da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo: teorias e práticas contemporâneas do UGB, curso também coordenado pela professora.

A viagem cumpriu objetivos muito importantes: o de conhecer de perto as transformações produzidas na Zona Portuária no sentido de requalificá-la. Conhecer também a realidade de áreas menos centrais, relegadas ainda a um tratamento inadequado na zona de intervenção, e fazer aproximar os alunos e os profissionais de Arquitetura e Urbanismo do enorme compromisso que se apresenta quando da atuação em áreas públicas e privadas.

De acordo com Andréa Auad, as viagens de estudos servem para subsidiar trabalhos propostos em sala de aula, tais como leituras territoriais, análises de situações de entrave com a legislação, tecnologias construtivas, impactos socioambientais.

– No caso específico da disciplina Estética, a visita à intervenção urbanística na Zona Portuária nos permitiu avaliar as interfaces com os princípios que regem a sociedade contemporânea, seus rebatimentos físicos, formais e funcionais nos edifícios e espaços livres que se apresentaram durante a visita. Para a disciplina de Legislação e Ordenamento territorial da Pós-graduação, a visita apresentou os elementos de composição da Operação Urbana Consorciada, promovida pelos setores públicos e privados na região, suporte para a intervenção urbanística – ressaltou a professora.

Os resultados analíticos poderão ser vistos na Exposição “A IMAGEM QUE FALA”, a ser realizada em agosto pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, no segundo andar do Bloco I do campus UGB Volta Redonda.

Participaram da visita os professores da graduação, Carlos Antônio de Almeida Baião e Ana Luisa Flores. Da pós-graduação, teve a presença dos professores Mônica Campos, Lincoln Botelho da Cunha, Marcia Dias Wajzenson, Luis Fernando Valverde e Regina Ferreira.

Professora do UGB-FERP é premiada pelo IBEC
A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), Laura Jane Lopes Barbosa, recebeu o prêmio “Destaque do Ano”, concedido pelo IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos). O órgão promove, desde maio de 2007, o Dia do Engenheiro de Custos, segundo Lei Estadual de nº 4.905, instituída em 09 de novembro de 2006. A Lei tem como objetivo premiar os destaques da engenharia de custos e personalidades não engenheiros que contribuíram para o desenvolvimento da engenharia nacional.

Laura Jane foi indicada pela sua expressiva participação nos órgãos de classe que orientam e fiscalizam a prática dos profissionais de Arquitetura e Engenharia. A arquiteta foi inspetora do CREA-RJ por 11 anos, conselheira do curso de Arquitetura e Urbanismos na primeira gestão do Conselho, vice-presidente do Rotary Club Volta Redonda Cidade do Aço, diretora da Mulher no SENGEVR (Sindicato de Engenheiros de Volta Redonda) e representante do Coletivo de Mulheres deste sindicato na FISENGE (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), conselheira administrativa, diretora social, diretora de arquitetura e, no presente momento, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR).

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB se orgulha de sua contribuição e dedicação ao exercício da profissão, confraternizando-se com a conquista desse importante reconhecimento profissional.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996