Alunos fazem ‘patrulha’ para evitar desperdício de energia

by Diário do Vale

Volta Redonda – O Centro Municipal de Educação Professora Marlene Mendes, no bairro Aterrado, ganhou patrulheiros para combater o desperdício de energia elétrica. Os patrulheiros são os alunos do 1ª ano da Educação Infantil, a maioria com cinco anos de idade. São os próprios estudantes que desenvolvem ações de fiscalização dentro da escola, verificando se há torneiras abertas e luzes acesas nas salas de aula sem necessidade. O projeto deu tão certo que gerou economia de energia na casa dos 18 alunos envolvidos no projeto.

Na quinta-feira (26) os pais dos alunos patrulheiros tiveram uma reunião na escola para um balanço do projeto. Foi apresentado um gráfico mostrando que o consumo de energia diminuiu na residência de todos os alunos. Um dos ‘patrulheiros’ mais animado é João do Nascimento, de cinco anos. “Em casa eu apago as luzes, a televisão e quando alguém está demorando no banho e bato na porta e falo para terminar logo”, disse o aluno.

A dona de casa Bruna Pinheiro, que é mãe do João, destacou que o aluno virou um fiscal patrulheiro dentro de casa contra o desperdício de energia. “Eu troquei quase todas as lâmpadas da casa por LED por insistência dele e a conta baixou bastante. Eu achei o projeto excelente”, revelou.

Já a professora Patrícia Carvalho, que iniciou o projeto no Centro Educacional Marlene Mendes, explicou que o projeto começou após a troca de lâmpadas da escola, que passaram a ser de LED – projeto da Light em parceria com a prefeitura, que vai promover uma economia de até R$ 500 mil por ano. “Os alunos me perguntaram o motivo da troca das lâmpadas, já que as antigas não tinham queimado. Então começamos a trabalhar com eles dentro da sala de aula o processo de geração de energia e, consequentemente, a importância da economia”, disse a professora, ressaltando que os alunos chegaram a visitar a Fazenda do Ingá para ter um contato maior com a natureza.

Segundo a professora, os pais dos alunos também foram convidados a participar do projeto. “Pedimos aos alunos para trazer a conta de energia de um mês para que, no outro, a gente tentasse diminuir o consumo em suas casas, passando a importância de apagar as luzes, a televisão e o tempo no banho. Para nossa surpresa, todas as 18 famílias conseguiram reduzir o consumo”, comentou Patrícia.

A professora destacou que a partir de agora o projeto será permanente. “Os alunos levaram o conceito para casa e isso está ajudando as famílias a diminuírem o consumo de energia, evitando o desperdício. Isso é muito importante. Fizemos uma camisa e, cada dia, um aluno vira o patrulheiro da escola e saem pela unidade verificando se há alguma torneira aberta ou luz acessa sem motivo”, completou

Segundo a diretora da escola, Adriane Taranto, as famílias foram impactadas de forma positiva pelo projeto. “O foco do projeto foi a economia de energia e a mudança de comportamento e houve essa mudança de comportamento até na família. Os alunos fiscalizam a escola, cobram que apaguemos a luz, entre outros. O retorno da família também foi muito positivo”, comentou Adriane, ressaltando que a escola apoia integralmente as iniciativas dos professores.

Desde pequeno: Os ‘patrulheiros’ são os alunos do 1ª ano da Educação Infantil, a maioria com cinco anos de idade (Foto: Gabriel Borges/SecomVR)

Desde pequeno: Os ‘patrulheiros’ são os alunos do 1ª ano da Educação Infantil, a maioria com cinco anos de idade (Foto: Gabriel Borges/SecomVR)

Secretaria de Educação premiou escolas por economia de energia

A Secretaria de Educação realizou, no dia 18 deste mês, a premiação do concurso ‘Escola Eficiente. Eu curto’. A ideia do concurso começou no início do ano letivo, junto com a implantação do projeto da Light, em parceria com a prefeitura, de troca de lâmpadas nas escolas. De lá pra cá, 16.628 lâmpadas comuns foram trocadas por lâmpadas de LED em 42 escolas municipais. A expectativa é que só as trocas das lâmpadas gerem uma economia de R$ 500 mil por ano.

A secretária de Educação, Rita Andrade, destacou a importância da redução de gastos em eletricidade. “Orientar os nossos alunos sobre esse assunto também é uma forma de educá-los. Estou feliz por ver projetos deste nível dando certo. É gratificante”, elogiou.

“Esses projetos vieram para somar na educação dos nossos alunos, pois eles percebem as mudanças feitas. O mais interessante é que as crianças levam essa ideia para a casa. O projeto serviu para economia do município e para economia doméstica. Isso é maravilhoso”, acrescentou o prefeito Samuca Silva.

You may also like

1 comment

Fernando 29 de outubro de 2017, 11:54h - 11:54

Parabéns a todos os professores e alunos. Gostei muito dessa matéria. Desejo que esses pequenos patrulheiros muita saúde e paz. Que eles sirvam de exemplo para outras pessoas.
Que Deus abençoe a todos!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996