Amar inicia projeto ‘Plantar floresta para colher água’ - Diário do Vale
domingo, 19 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Amar inicia projeto ‘Plantar floresta para colher água’

Amar inicia projeto ‘Plantar floresta para colher água’

Matéria publicada em 24 de maio de 2018, 18:02 horas

 


Resende – Com o objetivo de transmitir e reforçar valores importantes para a nova geração, como responsabilidade social e cidadania ambiental, a Amar (Agência do Meio Ambiente do Município) deu início na quinta-feira (24) ao “Plantar florestas para colher água”. O projeto beneficia cerca de 70 adolescentes atendidos pela Fundação Confiar através do projeto Oficina de Florestas, além de alunos com necessidades especiais, oriundos da Sociedade Pestalozzi.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende (CREAR), Rosângela Vieira, o projeto, que será ser estendido até novembro, oferece aulas teóricas e atividades práticas, como oficinas, visitas a campo, dinâmicas de grupo e jogos cooperativos, entre outros.

Fruto de um convênio com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), o projeto também promove visitas orientadas a locais como o Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), e a Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, entre outros pontos do município.

As atividades do projeto, que acontecem na sede da Fundação Confiar (aulas teóricas) e no Horto Municipal (aulas práticas), entre outros locais, são conduzidas pela equipe de educação ambiental da AMAR, que envolve profissionais especializados comobiólogos, engenheiros florestais, geógrafo e um comunicador. Para a coordenadora do CREAR, Rosângela Vieira, o projeto representa uma aposta no futuro, através da conscientização dos estudantes.

– O principal objetivo deste projeto é melhorar a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos através da conscientização dos nossos alunos. Atualmente, temas como sustentabilidade e educação ambiental já são abordados nas salas de aula, mas precisamos ir além. Neste sentido, o projeto ‘Plantar floresta para colher água’ proporcionar às novas gerações o conhecimento necessário para colocar em prática ações de conservação do nosso meio ambiente – explica a coordenadora.

 

Untitled Document