AMAR lança novas cartilhas sobre coleta seletiva e arborização urbana em Resende

by Diário do Vale

Resende – 

A Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR) realiza nesta quarta-feira, dia 18, a cerimônia de lançamento de suas novas cartilhas ambientais. O evento acontece das 8 às 12 horas, no Espaço Z, que fica na Avenida Gustavo Jardim, no Centro, próximo à Rodoviária Velha. Na ocasião, serão entregues ainda certificados para as empresas parceiras que patrocinaram os materiais.

Foram publicadas três cartilhas que abordam os programas ambientais promovidos pelo órgão. O título da primeira é “Coleta Seletiva – Um exercício de Cidadania em Resende”, que conta por meio de uma história em quadrinhos como funciona a coleta seletiva no município. Esse material é uma reedição ampliada da cartilha publicada em 2010, que será distribuída nas escolas municipais.

O segundo material é inédito e atende uma solicitação dos técnicos da AMAR e da população. É a “Cartilha Ambiental – Arborização Urbana em Resende”, que explica como funciona o Sistema de Arborização Urbana implantado pela AMAR em 2009. Ela dá dicas sobre o plantio, corte e poda de árvores, doação de mudas e localização do Horto Municipal, que fica próximo ao Aeroporto Agulhas Negras.

– A cartilha sobre coleta seletiva vai fortalecer os programas de gestão de resíduos sólidos e de educação ambiental. Já a cartilha de arborização urbana vai facilitar o trabalho dos técnicos da AMAR e esclarecer junto aos cidadãos como funciona o sistema de arborização urbana – adianta o presidente da AMAR, Wilson Moura.

A terceira “Cartilha de Saúde, Segurança no Trabalho e os 7Rs, Política Pública e Padrões Sustentáveis de Produção e Consumo e Meio Ambiente” é um produto específico para ser utilizado pelas empresas patrocinadoras da cartilha nas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho(SIPAT’s), mas que também será utilizada pela AMAR junto aos seus funcionários.

As três cartilhas são uma publicação da empresa Controle Ambiental Nacional (C.A.N), uma gráfica que desenvolve projetos desse tipo em todo país, sediada na cidade de Bauru, São Paulo. Os materiais foram desenvolvidos em parceria com a AMAR que elaborou os textos e adequou o projeto àrealidade do município.

As empresas patrocinadoras das cartilhas que serão certificadas durante a cerimônia são Adelfer, Plamer, Samer, Resitamix, Greenlife, Pernod Ricard Brasil, Armco-Staco, São Miguel, Archroma, BMB, MAN e Meritor.

O evento contará também com a exibição da exposição itinerante “Rio Paraíba, Desafios para a Vida”, resultado de uma pesquisa técnica da AMAR, em parceria com o Museu de Arte Moderna de Resende, com informações sobre localização, água, fauna e flora do Rio.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996