Angra dos Reis continua em estado de alerta contra o Aedes aegypti

by Diário do Vale

Angra dos Reis – Angra permanece em estado de alerta contra a dengue, segundo dados do último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), elaborado na última semana pela Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Este é o primeiro levantamento do ano e apresentou índice de infestação de 1,9% (ou seja, 19 em cada mil casas visitadas tinham larvas do mosquito).

Foram visitados 4.359 imóveis, sendo que 87 apresentaram larvas do mosquito transmissor da dengue. Segundo o estudo, Parque Mambucaba, Frade, Belém, Nova Angra, Areal, Campo Belo e Vila Nova, Morros do Centro, Marinas, Balneário e Parque das Palmeiras foram os bairros que apresentaram um maior índice de infestação do mosquito.

De acordo com a classificação do LIRAa, o índice de infestação de até 1% é considerado satisfatório. De 1% a 3,9%, já é considerado estado de alerta. Acima de 3,9% o índice aponta uma situação de risco. Se comparado com o mesmo período do ano passado, houve uma diminuição no número de infestação, uma vez que o LIRAa de março de 2015 apontou infestação de 3,4%.

– O LIRAa apontou que as caixas d’água, lixo e vasos de planta são os locais mais utilizados como criadouros do mosquito. A Diretoria de Vigilância Ambiental continuará com os trabalhos de prevenção, que incluem visitas domiciliares, palestras nas escolas e outras ações – explicou Eduardo Louzada, secretário de Saúde interino.

Para diminuir os depósitos, a Vigilância em Saúde recomenda à população adotar medidas simples, como manter vasos sanitários tampados; lavar as vasilhas dos animais; verificar as tampas das caixas d’água e colocar telas protetoras sobre elas; substituir a água dos vasos de plantas por terra, evitar plantas aquáticas; preencher os pratinhos de plantas com areia (em medida suficiente para não acumular água); secar o suporte para copos dos bebedouros; limpar calhas do telhado para evitar acumulo de água; evitar armazenar pneus ou qualquer recipiente que possa reter água; além do descarte correto do lixo doméstico.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996