Angra dos Reis: Prefeitura adota medidas para amenizar crise na saúde

by Diário do Vale

Angra dos Reis – O agravamento da crise financeira em todo o estado está exigindo medidas por parte da prefeitura de Angra dos Reis. Por meio da Secretaria de Saúde, o poder público está adotando algumas ações para amenizar os efeitos da crise aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir a segurança da população na busca por serviços médicos e de emergência.

Algumas delas já estão sendo tomadas imediatamente, como a retomada das cirurgias eletivas (previamente marcadas), sob regulação de urgência da própria Secretaria Municipal de Saúde e limites preestabelecidos, a partir do dia 18 de abril; pagamento dos serviços de médicos especialistas, restabelecendo a prestação de serviços que haviam sido suspensos em razão de dificuldades financeiras; e levantamento das necessidades e urgências para eventual aquisição de insumos e medicamentos necessários para a retomada das cirurgias eletivas.

Além desses citados, outro ponto é garantir a manutenção do funcionamento do Hospital Geral da Japuíba, sem risco de interrupção de serviços, mantendo seu custo operacional e de pessoal limitado aos R$ 72 milhões/ano pactuados com o Ministério da Saúde.

Ainda segundo a prefeitura, os investimentos do município em saúde já representam cerca de 40% das receitas municipais, dos quais mais de 70% são consumidos em salários e gratificações a médicos e demais profissionais de saúde. O pagamento da gratificação por difícil provimento foi interrompido por tratar-se de recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996