Angra participa de evento sobre turismo sustentável na Colômbia

by Diário do Vale

Angra dos Reis – O turismo sustentável como gerador do desenvolvimento local. Este foi o tema do II Fórum Internacional de Inovação Turística (FIT), realizado nos dias 15 e 16 de setembro, na cidade colombiana de Santander. O encontro contou com a participação de Angra dos Reis, através da TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis). No evento, o presidente da TurisAngra, Carlos Henrique Souza de Vasconcelos, anunciou a adesão do município ao Laboratório Inova de Turismo, com sede na Colômbia, e que reúne universidades, organizações de turismo e entidades de desenvolvimento do setor em toda a América do Sul.

O município teve uma participação importante e de visibilidade na programação na segunda edição do FIT, através de uma palestra, ministrada pelo presidente da TurisAngra sob o tema: “O turismo sustentável como uma nova estratégia para o desenvolvimento de um território de mil ilhas”, que teve como base o fluxo de turistas na Baía da Ilha Grande. Além de estatísticas da fundação, a apresentação mostrou estudos realizados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre a capacidade de suporte da Ilha Grande.

– O Inea fez uma palestra muito importante no I Salão de Negócios do Turismo de Angra dos Reis, em agosto. Este estudo e as ações que a prefeitura vem fazendo na Baía da Ilha Grande desde o último verão foram apresentadas em um fórum de cidades latino-americanas que convivem com o mesmo panorama – afirmou o presidente da TurisAngra.

A segunda edição do FIT foi aberta pelo diretor executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Marcio Favila, que, em vídeo, apresentou as diretrizes do Ano Internacional do Turismo Sustentável.

Além da participação de Angra, o evento teve apresentações de especialistas de Colômbia, Chile, Equador, Portugal Peru e México, e contou com a presença de representantes de países da América Latina e do Caribe.

Preservação: Fluxo de turistas uma Ilha Grande foi um dos temas discutidos em fórum internacional (Foto: Arquivo)

Preservação: Fluxo de turistas uma Ilha Grande foi um dos temas discutidos em fórum internacional (Foto: Arquivo)

You may also like

2 comments

Laticiniea 20 de setembro de 2017, 09:21h - 09:21

INFELIZMENTE ESTE POVO ANGRENSE NASCERÃO E VÃO MORRER E NÃO CONHECE O QUE A NATURESA OFERECE.AINDA VÃO PARA COLOMBIA GASTAR O QUE NÃO TEM APRENDER A LIMPAR PRESERVAR. VERGONGA!

Brasil : Carregando Aguarde.... 20 de setembro de 2017, 08:49h - 08:49

Finalmente Angra dos Reis entendeu seu espírito empreendedor. Ficar trazendo estaleiros e deixar de explorar suas belezas naturais foi realmente um erro.

Angra tem o Colégio Naval, centenas de ilhas, onde turistas do mundo inteiro investiriam muito mais, se a cidade fosse preparada para o turismo, e não um mix industria-turismo.

Investir em idiomas aos prestadores de serviços (bares, restaurantes, hotéis) e explorar junto com instituições de proteção ao meio ambiente tem sido o futuro em diversas regiões no mundo: Vide Bonito (MS), Fernando de Noronha, Cascais em Portugal, Ilhas dos Açores e Madeira, lhas do Caribe, entre tantas outras que, de forma sustentável, tem conseguido movimentar milhões de dólares, gerando emprego para todos na região.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996