domingo, 8 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Aparecimento de algas em Rio Paraíba do Sul é reflexo do baixo nível e esgoto na água

Aparecimento de algas em Rio Paraíba do Sul é reflexo do baixo nível e esgoto na água

Matéria publicada em 22 de abril de 2015, 17:49 horas

 


Sul Fluminense

Quem passa próximo ao Rio Paraíba do Sul em cidades como Barra Mansa, Resende ou Volta Redonda pôde notar o aparecimento de algas na superfície da principal fonte de água da região. Segundo especialistas, o crescimento da vegetação aquática é reflexo do baixo nível do rio, do assoreamento e principalmente da presença de esgoto (material orgânico) que é lançado nas águas.

O biólogo Nério Capistrano da Silva Filho explicou que as algas fazem parte do ecossistema do rio, no entanto o aumento delas não é normal e é causado por eutrofização, fenômeno causado pelo excesso de nutrientes na água.

– Elas (algas) estão lá naturalmente. A grande quantidade delas é que não é normal – disse Nério, que alertou que o aumento é perigoso porque impede que outros seres vivos realizem fotossíntese (processo de síntese de composto orgânico por seres clorofilados), já que com a morte das algas aumenta o número de bactérias na água, diminuindo o oxigênio e matando outros seres vivos.

Nério afirmou que se a quantidade de chuva aumentar, como ocorreu nos últimos dias, e o rio subir, as algas diminuem. Segundo ele, é como se a chuva “lavasse” o Paraíba.

– A chuva pode diminuir a quantidade de algas, por causa do aumento da vazão do rio, o que acaba diminuindo a quantidade de matéria orgânica – finalizou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    As pessoas só sabem reclamar e reclamar mais ajudar tbm nao querem se cada um fizer sua parte o mundo seria bem melhor

  2. Avatar

    Vocês poderiam fazer uma matéria com fotos do descaso que a Prefeitura de Barra Mansa está tendo com os moradores do Bairro Ano Bom. Está um horror, um odor insuportável, uma quantidade enorme de pernilongos o dia inteiro em nossas casas ,esgoto a céu aberto acumulado na parte do Rio Paraíba que passa em frente ao Hospital Santa Maria, SESC etc.Uma vergonha !!!!!

Untitled Document