Atividade física em dias mais frios ajuda a melhorar saúde dos idosos

by Diário do Vale

Barra Mansa – Com a chegada do outono e, consequentemente, dos dias mais frios, uma dica importante para prevenção da saúde do público da terceira idade, segundo profissionais, é a prática de atividades físicas. Em Barra Mansa, diversas são as opções gratuitas para quem quer se exercitar e deixar a saúde em dia. No Centro de Lazer Feliz da Vida, por exemplo, são promovidas diariamente atividades físicas direcionadas aos idosos como caminhada orientada, zumba e dança solta.

De acordo com a secretária de Juventude, Esporte e lazer, Rose Vilela, as atividades físicas são importantes na prevenção de doenças e tem como objetivo a saúde e cidadania da população.

– É muito importante realizar esse trabalho preventivo na terceira idade, investir em exercícios que motivem e gerem bem estar para a população – destaca a secretária.

Rose acrescentou que, além dessas atividades, o centro oferece ainda pilates, dança de salão, hidroginástica e ginástica localizada. Conforme destaca a professora de Educação Física Daniele Guimarães, responsável pela turma de caminhada orientada nos bairros Roberto Silveira, São Pedro e Piteiras, embora seja importante durante todas as estações, as atividades físicas para idosos se tornam ainda mais necessárias para os idosos, no outono e inverno, por diversos fatores.

– É a melhor forma de prevenir problemas de saúde e evitar o sedentarismo. Fazer atividades físicas, em dias mais frios, ajuda a ativar o metabolismo e a circulação, evitando problemas cardíacos, hipertensão, diabetes e colesterol. Todos nós somos uma máquina e não podemos parar – enfatizou a professora.

Daniele disse que, em dias mais frios, a circulação do sangue no corpo humano não ocorre como nas estações mais quentes e, somado a isso, o consumo de comidas mais “pesadas” acaba contribuindo para que o metabolismo fique mais lento.

– Por isso, a importância do idoso se movimentar, dentro das suas condições físicas. Sabemos que em dias mais frios muitos tendem a querer ficar quietinhos, em casa, mas buscamos sempre estimulá-los, incluindo atividades mais participativas – comentou a professora, que tem cerca de 30 alunos no São Pedro, aproximadamente 30 no Roberto Silveira e cerca de 90 assistidos no bairro Piteiras.

A caminhada orientada para idosos tem polos nos bairros Boa Sorte,  Saudade, Colônia Santo Antônio, Centro, Cotiara, Getúlio Vargas, Goiabal, Jardim Primavera, Vila Orlandélia, Piteiras, Roselândia, Santa Maria II, São Pedro,  Vila Coringa, Roberto Silveira,  Vila Maria, Vila Ursulino e Vista Alegre. No município, qualquer idoso que queira praticar alguma atividade física pode se matricular através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer. Informações sobre os polos e as atividades podem ser obtidas pelo telefone  (24) 3326-4825.

Ativo: Com cuidados e atenção especializada, idosos devem fazer exercícios físicos (Foto: Roze Martins)

Ativo: Com cuidados e atenção especializada, idosos devem fazer exercícios físicos (Foto: Roze Martins)

 

Capoeira na terceira idade

Por meio de uma parceria entre o Centro de Atendimento ao Idoso e o grupo Abadá Capoeira, o projeto ‘CapoeiraIdade’ foi lançado nesta semana como mais uma opção de atividade física para esse público.

De acordo com o coordenador do Centro de Atendimento ao Idoso, Eduardo Pimentel, as aulas serão dadas pelos professores do grupo Abadá com o objetivo de promoverem equilíbrio emocional, melhorias na postura, memória, dores no corpo e relaxamento. “É um trabalho que tem como objetivo desenvolver os exercícios e gingados dentro das limitações dos idosos. Nossa ideia é sempre tratar o idoso como prioridade, oferecendo mais qualidade de vida”.

As aulas serão realizadas toda terça-feira, a partir das 8 horas com duração de 50 minutos no Centro do Idoso. A expectativa do coordenador, Eduardo Pimentel, é expandir o projeto para que possa beneficiar mais idosos e de acordo com o coordenador do centro, o médico Eduardo Pimentel, a expectativa é expandir o projeto cada vez mais e valorizar e beneficiar sempre os idosos. “A nossa expectativa é diminuir com a fisioterapia e as dores que a maioria deles sente no corpo e nas articulações. Nosso objetivo é trabalhar com a prevenção ao invés de trabalhar com curativos e cuidar da autoestima deles, pois o idoso necessita se sentir importante, útil, e essas são as principais funções que a capoeira vai oferecer aqui no centro do idoso”, concluiu Eduardo.

A aposentada Sara do Sacramento Batista, de 71 anos, não perdeu tempo e já quis participar da primeira aula de capoeira. Conforme destacou, há algum tempo ela vinha se sentindo muito desanima, sem vontade de sir de casa, até que neta conseguiu uma vaga no Centro do Idoso, onde ele também já participa de outras atividades.

“Depois que consegui essa vaga as coisas começaram a mudar. Fiz uma consulta com a psicóloga que logo me apresentou a oficina de fuxico, que eu amo participar. Mas quando eu soube dá capoeira fiquei muito animada e contando os dias pra primeira aula, que foi exatamente como imaginei: me senti muito mais disposta fisicamente, além de ter me divertido muito”, afirmou Saram ao acrescentar que as atividades que faz no dia a dia tem feito uma enorme e agradável mudança no seu bem estar. O Centro de Atendimento ao Idoso, onde acontece o projeto “CapoeiraIdade”  funciona na Rua Abdo Felipe, nº 22, no bairro Ano Bom, Barra Mansa .

A aposentada Júlia Dias Fernandes, de 62 anos, tem histórico de hipertensão na família, e há dois decidiu prevenir e cuidar da saúde praticando atividades físicas. De acordo com ela, a indicação partiu do próprio cardiologista, que explicou a sobre os benefícios que os exercícios trariam para o seu dia a dia. “Meu médico me indicou fazer alguma coisa, me movimentar, principalmente no inverno, pois segundo ele nesse período há muita incidência de AVCs e infarto. Depois que comecei consigo controlar bem minha pressão arterial e, além disso, a disposição para fazer as tarefas do dia a dia é outra. Sem falar que não sinto dores nas pernas, como era há dois anos. Durante a minha semana não pode faltar os exercícios que faço na Academia da Terceira Idade, do meu bairro, nem as caminhadas orientadas que faço duas vezes por semana”, finalizou Júlia.

 

Por Roze Martins

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996