Atividades de educação ambiental celebram os 10 anos do ‘Eco Óleo’

by Paulo Moreira
Alunos: Capoeira foi uma das atividades realizadas durante comemoração pelo meio ambiente  (foto: Sandro Barra)

Alunos: Capoeira foi uma das atividades realizadas durante comemoração pelo meio ambiente
(foto: Sandro Barra)

Valença – Música, caminhada e roda de capoeira marcam início da parceria que pretende alavancar a coleta e reciclagem de óleo de cozinha na região
A Secretaria de Estado do Ambiente promoveu, na semana passada, atividades de educação ambiental, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. As ações também foram realizadas em apoio ao Programa Valença Eco Óleo, desenvolvido pelo Lar Meimei, que assiste menores carentes nessa cidade. A instituição é uma das parceiras do Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), executado pela SEA.
Com apoio logístico e orientação técnica do Prove, que faz parte do Programa Ambiente Solidário, da secretaria estadual do Ambiente, o Lar Meimei recolhe o óleo de cozinha nos estabelecimentos e cada bairro tem ecopontos disponíveis. O produto é utilizado como insumo para a produção de biodiesel e sua venda é revertida para a própria instituição.  A instituição recolhe, em média, sete mil litros de óleo usado por mês para destinação ambiental adequada.

Parceria pela sustentabilidade

Para o superintendente de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Ambiente, Ricardo Alves, o evento é importante porque tem o propósito de incentivar a população a dar destinação ambiental adequada para o óleo de cozinha usado. Além disso, celebra uma antiga parceria com a instituição Lar Meimei:
– Além disso, ganhamos hoje mais um parceiro nesse sentido: a partir de agora vamos contar com a participação dos capoeiristas para o descarte correto do óleo de cozinha usado e que vai dar uma significativa contribuição para a sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro – disse Ricardo Alves.
O diretor do Lar Meimei, Rogerio Fort, demonstrou otimismo com o futuro da parceria: “Agradeço à secretaria, sem essa parceria dificilmente alcançaríamos esse sucesso. O nosso projeto Valença Eco-Óleo com certeza de agora em diante vai arrecadar muito mais do que 7 mil litros de óleo por mês. Sozinho, eu penso que chego mais rápido, mas, juntos, vamos muito mais longe”, disse.
Nesse mesmo dia, a secretaria formalizou uma parceria com o Instituto Nacional Capoeira e Sustentabilidade para ampliar o Prove e incentivar a coleta seletiva em todo o estado. Pela parceria, serão disponibilizados ecopontos nos núcleos de capoeira, onde a população poderá levar o seu óleo de cozinha usado e resíduos sólidos que podem ser reciclados como papelão, latas de alumínio e outros. Já a secretaria irá fornecer apoio técnico, operacional e logístico.
A atividade contou com a presença de vários mestres de capoeira de diversas regiões, entre eles, Sidney Gonçalves, o mestre Hulk, presidente do Instituto Nacional

Capoeira e Sustentabilidade

“Vamos estimular entre os nossos jovens o cuidado com o meio ambiente. E para isso, vamos incentivar a coleta seletiva entre eles. Cada aluno que ingressar na aula de capoeira terá de trazer três objetos para a reciclagem como garrafas pet ou papelão ou óleo de cozinha usado para destinação ambientalmente adequada”, explicou mestre Hulk.
Também marcou presença outro renomado capoeirista, mestre Bahia, vice-presidente do Instituto Nacional Capoeira e Sustentabilidade: “Essa parceria abre uma importante frente para inserção da capoeira nas comunidades”, concluiu.

Educação Ambiental

Em paralelo, a secretaria promoveu atividades de educação ambiental para a população com oficinas de Funk Verde e Ecomoda, do Projeto De Olho no Lixo, executado pela Secretaria de Estado do Ambiente nas comunidades da Rocinha, Roquete Pinto e Praia de Ramos, situadas no município do Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado do Ambiente irá lançar, em Valença, o projeto de educação ambiental Protetores, voltado para a capacitação de jovens com foco na área ambiental, incluindo o Ecomoda e o Funk Verde.
Para a coordenadora do Projeto Funk Verde, a musicista Regina Café, o novo projeto significa a oportunidade para inclusão social: “No segundo semestre teremos oportunidade de trazer o nosso projeto para Valença e o evento deste final de semana já foi uma demonstração do sucesso que vamos alcançar”, afirmou.
Já o coordenador do projeto Ecomoda, Almir França, afirmou que o evento marcou a chegada do projeto Ecomoda em Valença: “Foi a afirmação que a Secretaria do Ambiente pensa o estado por inteiro e Valença tem um histórico muito importante com a produção do artesanato”, enfatizou.
A oficina de Funk Verde ofereceu para a população possibilidade sonora a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. Já a oficina do Ecomoda mostrou as possibilidades de transformar roupas usadas, restos de tecidos e até banners em criativas peças de vestuários, bolsas e acessórios. Ambas as atividades contaram com a expressiva adesão da população que acompanhou um cortejo dos alunos do Funk Verde com a participação de capoeiristas pelas ruas do Centro de Valença.

You may also like

2 comments

Tia 20 de junho de 2017, 13:31h - 13:31

Meu nome é Zé Pequeno!,concordo com vc,juntar é fácil,problema é descartar esse material,já teve época de juntar em casa mais de 6 litros e não tinha como desfazer,boa idéia o posto recolher!

Meu nome é Zé Pequeno! 19 de junho de 2017, 12:13h - 12:13

Por que as prefeituras não instalam coletores nas cidades da região?
O que é coletado atualmente com certeza é menor do que é descartado?
Que tal usar os postos de combustíveis? Eles já coletam óleos lubrificantes e creio que bastaria apenas disponibilizar um vasilhame para óleo de cozinha ou de frituras.
Não vão transformar em biocombustíveis?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996