segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra do Piraí vai sediar Mostra de Foguetes e Olimpíada de Astronomia

Barra do Piraí vai sediar Mostra de Foguetes e Olimpíada de Astronomia

Matéria publicada em 22 de outubro de 2017, 16:09 horas

 


Evento vai começar nesta segunda-feira e vai até o dia 03 de novembro; mais de 500 alunos de todo o país irão participar

Barra do Piraí – O município foi escolhido para sediar a 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), como também a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além de estimular o aprendizado dos jovens, o evento, que começa nesta segunda-feira (23) e vai até o dia 03 de novembro, contará com a presença de Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, além de engenheiros da Agência Espacial Brasileira, entre outros profissionais.

A iniciativa, aberta aos alunos de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio, tem como finalidade avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante, conforme o nível do aluno.

Segundo João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da Olimpíada serão duas semanas de muito conhecimento, ciência e atividades, reunindo 530 alunos e professores de todo Brasil, divididos em três edições devido ao grande número de participantes.

Foram inscritas 44 equipes na 12ª Jornada (que começa nesta segunda-feira, dia 2, e vai até o dia 26), 49 equipes na 13ª Jornada (de 27 a 30 de outubro) e 51 equipes na 14ª Jornada (de 31 de outubro a 03 de novembro). As equipes foram selecionadas a partir da 11ª MOBFOG, realizada junto com a 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em maio. A edição de 2017 da MOBFOG recebeu 94.767 alunos. Participaram 1.632 escolas espalhadas pelo país.

– Participam das jornadas estudantes de todo país, com diferentes realidades e, para muitos, a dificuldade é enorme para chegar até Barra do Piraí. Mas o interesse é muito maior e eles vencem toda e qualquer barreira por essa oportunidade. Tanto que tivemos que ampliar o evento para três Jornadas de Foguetes consecutivas, uma vez que o hotel não comporta mais do que 250 pessoas simultaneamente – relata, orgulhoso, João Batista Canalle.

Esse ano, explica o coordenador da olimpíada, os campeões receberão material didático e troféus no formato do foguete russo Soyuz. Para os vice-campeões, o prêmio será na forma do VS-40. Quem obtiver menção honrosa levará uma réplica do Sonda III.

– Participar da Jornada de Foguetes já é um grande prêmio aos alunos e professores, pois significa que os alunos estão entre aqueles que melhor construíram suas bases de lançamentos e seus foguetes em todo o Brasil. Para tanto, aperfeiçoaram a aerodinâmica do foguete e ajustaram as quantidades de bicarbonato de sódio e ácido acético de modo a obterem a maior pressão com o menor peso possível. Isso tudo os coloca próximos das situações reais que os engenheiros aeroespaciais enfrentam para construírem seus foguetes – explica Canalle.

Foto jornada de foguetes em BP

Apoios

O evento tem como apoiadores a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Agência Espacial Brasileira (AEB), a Fundação Marcos Pontes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a AVIBRAS e a VISIONA.

 

 

6 comentários

  1. Está aberto ao público? Qual endereço? Cadê as informações? Muito vaga a reportagem.

  2. الفتح - الوغد

    Um evento bacana e que está se tornando tradicional em BP. A criatividade e inovação devem sempre ser incentivadas…

  3. APROVEITA E MANDA O PT PARA PLUTÃO.

  4. Matéria está incompleta. Onde será o evento? A entrada será aberta ao publico? entrada franca?

  5. Pagador de impostos

    Atenção pessoal do DV. Tem erro de concordância no subtítulo da matéria. Tem erro também na matéria sobre os males do fumo. Revejam e ajudem a zelar pelo bom uso do nosso idioma.

Untitled Document