Barra Mansa cria Barreira Epidemiológica/Bloqueio Vacinal contra febre amarela na divisa com Valença

by Diário do Vale
Vacinação será uma das principais ações da operação montada pela prefeitura

Vacinação será uma das principais ações da operação montada pela prefeitura


Barra Mansa –
Por conta da ocorrência de casos de febre amarela e a suspeita de três mortes pela doença em Valença, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa inicia a partir desta segunda-feira, dia 15, um cinturão de bloqueio vacinal na zona rural, especialmente no distrito de Nossa Senhora do Amparo que faz divisa com Valença. Equipes da Secretaria de Saúde, com o apoio da Guarda Municipal, Vigilância Ambiental e secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, percorrerão as fazendas e sítios das áreas rurais vacinando os moradores. A determinação partiu do prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable após se reunir com o secretário de Saúde Sérgio Gomes.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o objetivo da estratégia de bloqueio vacinal é proteger a população e impedir que a febre amarela entre na zona urbana. “Me reuni com o prefeito Rodrigo Drable e decidimos focar na imunização completa do município. Nossas equipes trabalharão até que toda a população seja vacinada”, afirma.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, a meta da Barreira Epidemiológica é vacinar todos da localidade de Nossa Senhora do Amparo, cerca de 1,5 mil moradores, como fazendeiros e sitiantes. “É muito importante que todos os moradores tanto da zona rural quanto da zona urbana de Barra Mansa se vacinem. A febre amarela é uma doença séria e pode matar”, alerta.

 

Estratégia da Barreira Epidemiológica

A vacina será disponibilizada no Posto de Saúde do distrito de Amparo a partir das 8h até as 17h, de acordo com o funcionamento do posto. A base de bloqueio será na RJ 153 – Rodovia Gecy Vieira Gonçalves, estrada que liga o distrito barra-mansense a Valença – logo após a ponte do Distrito. Agentes da Guarda Municipal estarão orientando os motoristas que entram e saem de Barra Mansa por essa via e os encaminhando para a vacinação.

Segundo Marlene Fialho, os casos comprovados em Valença são de febre amarela silvestre transmitida por mosquitos que vivem nas matas e na beira dos rios. Estes mosquitos picaram macacos contaminados e depois picaram pessoas que adoeceram. Por isso há relato de mortes de macacos nas regiões acometidas. “Com o cinturão de bloqueio, nosso objetivo é impedir a introdução do vírus da febre amarela em Barra Mansa, principalmente pela região de Amparo, que faz divisa com Valença, pelo distrito de Santa Izabel”, alerta a coordenadora.

 

Campanha de vacinação em todo o município

Para impedir a contaminação da febre amarela na zona urbana, todos as 49 unidades de saúde do município estarão realizando a vacinação durante todo o funcionamento dos postos das 8 às 17 horas. A UPA Centro disponibilizará a vacina todos os dias das 17 horas até a meia noite para atender quem trabalha durante o dia.

Segundo a secretaria de Saúde, cerca de 30 mil pessoas já foram vacinadas em Barra Mansa. O objetivo é vacinar ainda aproximadamente mais de 120 mil moradores. A dose que será aplicada é única e vale para a vida toda. Devem tomar a vacina pessoas que possuem (09) nove meses a 59 anos de idade e pessoas que viajarão para áreas com recomendação de vacina, com até 10 dias de antecedência.  Idosos maiores de 60 anos podem se vacinar desde que tenham prescrição médica. Em caso de dúvidas, é recomendado que o morador procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.

 

UPA vacinará das 17h à meia-noite

Pensando na logística e na comodidade dos moradores que trabalham e não podem tomar a vacina durante o dia, a Secretaria de Saúde aumentou o horário das unidades de saúde de quatro localidades. A UPA Centro fornecerá a vacina contra a febre amarela em horário especial, das 17h até a meia-noite. Já as unidades Sirene dos bairros Boa Sorte, Vila Nova e 9 de Abril funcionarão das 8h da manhã até às 20h.

 

Não pode tomar a vacina

Gestantes e mulheres que estão amamentando bebês menores de 6 meses, além de pessoas com alergia a algum componente da vacina e alergia a ovos e derivados não podem se vacinar. Também não podem aquelas pessoas que realizam terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes e HIV, transplantados de medula óssea, pacientes com histórico de doença do Timo e doenças neurológicas de natureza desmielinizante, pessoas com imunossupresão secundária (baixa imunidade) e em tratamento de quimioterapia e radioterapia.

Para essas pessoas, a orientação é que procurem um posto de saúde para avaliação médica. A recomendação para esses grupos é que evitem viajar para áreas de risco que tenham casos comprovados de febre amarela ou que possuem muitas matas e florestas, e que utilizem repelentes.

You may also like

7 comments

Brasil : Aguarde, Carregando.... 15 de janeiro de 2018, 07:46h - 07:46

Não entendo uma coisa: Se é o macaco que está com febre, porque somos nós que temos que tomar vacina? (hehehehe)

Instrutor 15 de janeiro de 2018, 01:00h - 01:00

Boa atitude do governo de BM. Bela campanha pela saúde.

Agora aguardo uma campanha dessas em minha cidade: Volta Redonda.
E ai Samuca?

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 15 de janeiro de 2018, 10:17h - 10:17

Barra Mansa tem limite com Valença. VR, não… Como o próprio nome diz, “barreira” se faz nas bordas… Barra do Piraí e Quatis também têm que abrir o olho, pois têm saída para a zona afetada…

Aedes Anopheles Culex da Silva Flebótomo 14 de janeiro de 2018, 20:09h - 20:09

Acho que vou fazer um turismo pela região. ttttzzzzzzzzzz! Pegarei esses ônibus da Sul Fluminense em Santa Isabel e picarei muitas macacas e cachorras no trajeto. tttzzzzzzzzzzz!

soncero 14 de janeiro de 2018, 20:08h - 20:08

A secretaria de saúde fez uma das maiores sacanagem com a população de Barra Mansa no ano passado. Quando a febre amarela estava no seu maior estado crítico, a secretaria simplesmente escondeu a vacina da população. Posso falar com toda franqueza e verdade, mais da metade da população de Barra Mansa não conseguiu vacinar. Vacina tinha, só não entendo o porque não quiseram vacinar a todos. Tinha um cidadão careca baixinho comandando a vacina na secretaria, e ele enganava as pessoas, dizendo que era pra chegar as 6:00 da manhã e pegar a senha, e quando a gente ia , ele dizia que a senha já havia sido distribuída a noite, isso foi uma tremenda sacanagem com as pessoas que chegavam ali contando que ia pegar uma senha para depois em outro dia se vacinar.. E agora estão correndo atrás dessas pessoas que não vacinaram…….

Morador 14 de janeiro de 2018, 18:42h - 18:42

Se quiserem minha dose de vacina podem tomar, não vão injetar esse vírus sabe se lá de que em mim, febre amarela recriada para encher bolsos de políticos e indústria farmacêutica, pensa, qdo o governo se preocupou com a população? Não confio nessa vacina, a mídia alarma o povo por conta de um vírus recriado por interesse de terceiros. Tô fora!!!!

Pretinho 15 de janeiro de 2018, 09:21h - 09:21

Nossa que comentário idiota!! Deve ser mais um imbecil q tem por ai

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996