domingo, 17 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa cria WhatsApp para campanha de combate ao Aedes aegypti

Barra Mansa cria WhatsApp para campanha de combate ao Aedes aegypti

Matéria publicada em 24 de fevereiro de 2016, 21:05 horas

 


Na Vila Maria, primeiro bairro a receber a força-tarefa, foram retirados 99.410 toneladas de lixo

Barra Mansa – O prefeito Jonas Marins (PCdoB) se reuniu na manhã desta quarta-feira (24), em seu gabinete, com o coordenador de Resíduos Sólidos do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), José Ribamar Leal, e com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Igo Freitas, para avaliar os resultados da campanha #ZikaZero – Todos na luta contra o mosquito, desenvolvida entre os dias 17 e 20, no bairro Vila Maria. Durante o encontro, o chefe do Executivo determinou a criação do WhatsApp #ZikaZero, (24) 98816-9032. O telefone é específico para receber denúncias de moradores sobre imóveis com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus.

A reunião de avaliação da campanha também contou com a presença de representantes da Guarda Municipal, secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, Ordem Pública; do Programa de Combate à Dengue e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Siderlândia.
– Por entender que o combate ao Aedes aegypti é um dever de toda a população e não somente do governo, criamos o WhatsApp #ZikaZero. Nossa meta é alcançar o maior número possível de pessoas nesta campanha, que tem como foco a prevenção. Sabemos dos estragos provocados pela picada do mosquito. Em todo o Brasil, estão sendo investigados 5.280 casos de microcefalia em bebês associadas ao zika vírus. Deste total, 508 já foram confirmados. No estado do Rio, foram dois casos. Queremos evitar que Barra Mansa faça parte dessa estatística – detalhou o prefeito.

Segundo Ribamar, em três dias de ação foram retirados da Vila Maria 33 caminhões de entulho, o equivalente a 99.410 toneladas de materiais inservíveis. Um caminhão carroceria, uma retroescavadeira e três caminhões basculantes foram utilizados no serviço.
– No bairro, identificamos 35 terrenos. Onze proprietários foram notificados para a realização de limpeza no prazo de 15 dias. Após esse período retornaremos ao local e verificaremos se a determinação foi cumprida. Em caso negativo, emitiremos multas com valores variáveis entre R$126,60 a R$2.380,80 – explicou Ribamar.

Ele ainda disse que terrenos públicos receberam serviço de limpeza e capina, com fixação de placas educativas. A MRS Logística e a FCA, operadoras da ferrovia que corta a cidade, foram notificados para realizarem a limpeza às margens da linha férrea.
O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental apontou que a ação teve um resultado muito satisfatório, com 2.345 imóveis visitados na Vila Maria e outros 496 no ponto final do bairro Saudade.
– Especificamente, na Rua 13 de Maio, localidade de maior concentração de dengue no ano passado e este ano, já com três casos confirmados, identificamos uma casa com muitos focos do criadouro do mosquito. O morador, um aposentado com 69 anos de idade, sem parentes e com pouco entendimento da situação, receberá auxílio da comunidade e do Cras para a limpeza e descarte de volumosos – destacou Igo, acrescentando que na localidade as caixas d’água sem tampas receberam telas de proteção.

#ZikaZero no Ano Bom

Nesta quinta-feira (25) a equipe de combate vai se reunir com a comunidade para uma força-tarefa contra o mosquito Aedes Aegypti. A concentração será às 8h na Praça Castelo Branco, em frente ao Fundamp, no Ano Bom. Equipes vão percorrer o bairro levando informações sobre a importância dos 10 minutos semanais de combate ao mosquito. Garagens e halls dos edifícios serão vistoriados. Um ponto de apoio específico para receber denúncias e entregar informativos será montado na Praça das Nações Unidas. A campanha de conscientização receberá reforço através de busdoors, informações nos painéis eletrônicos dos ônibus e outdoors.
Após o Ano Bom, o próximo bairro a receber a campanha será o São Judas Tadeu. A previsão é de que a ação seja desenvolvida na localidade no dia 5 de março, quando será promovida uma campanha em nível estadual.

12 comentários

  1. >>>>>>> NOS ESQUECEMOS DO MEIO AMBIENTE…. QUAIS ANIMAIS PLANTAS E A NOSSA ERVA DANINHA PODEM ESTAR DESPROPORCIONALMENTE AS CULTURAS PLANTADAS PELO METODO QUE SE USA …. O MUNDO VIVE EM UMA TROCA …. O MAR PRODUZ E JOGA PARA A TERRA E A TERRA TAMBEM POR SUA VEZ ENVIA O PRODUZIDO AO MAR ATRAVES DOS VENTOS … TALVEZ DEVAMOS COPIAR ISTO PORQUE NESTE PODEM ESTAR TUDO PARA RESOLUÇAO DO QUASE TUDO

  2. Hoje no bairro Ano Bom concentração foi na praça. Dois carros da guarda e vários veículos alugados pelo SAAE. E ninguém fazendo Nada.

  3. E aqui no Paraiso BM, quando vão tomar providências? Na minha rua tem uma caminhonete preta parada há meses, deve estar cheia de larvas de mosquito e o dono não faz nada…

  4. Caramba que solução inteligente, agora vamos acabar com a dengue, só não se esqueçam de adicionar o mosquito, acho que ele não foi avisado pois usa o aplicativo rival.

  5. Aqui no meu bairro esta cheio de lixo.
    Prefeito hipócrita. Sua mamata esta acabando. Em outubro é a hora de largar o osso.

  6. isso é bom, MAS E O PARQUE DA CIDADE CARROS ABANDONADOS .

  7. isso é bom

  8. Qual o número do zapzap para tirar foto da buraqueira das ruas e mandar para tomarem providências????

Untitled Document