sábado, 27 de maio de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa tem dificuldades para normalizar iluminação pública

Barra Mansa tem dificuldades para normalizar iluminação pública

Matéria publicada em 19 de março de 2017, 16:43 horas

 


Faltam recursos, mão de obra e equipamentos; pelo menos 30% dos postes estão sem iluminação e segurança é afetada

Iluminação é um dos setores encontrados em piores condições (Foto: Arquivo)

Iluminação é um dos setores encontrados em piores condições (Foto: Arquivo)

Barra Mansa – A iluminação pública continua sendo uma das maiores dificuldades enfrentadas pela prefeitura de Barra Mansa, que já tentou de várias formas normalizar o serviço, mas esbarra numa série de problemas que vão desde a falta de recursos, falta de mão de obra e veículos danificados.

O furto de cabos de energia também engrossa a lista. Dados da Susesp revelam que cerca de 30% dos mais de 14 mil postes de Barra Mansa estão com lâmpadas queimadas, ou sem lâmpadas. Pior: alguns trechos como o da via Sérgio Braga e o da Ponte Nilo Peçanha constantemente são objetos de furto de cabos.

Entidades, como Aciap, CDL, Sicomércio e Associações de Moradores tem quase que diariamente protocolado no setor de iluminação pública pedidos de troca de lâmpadas em quase toda a cidade. Alguns comerciantes têm comprado lâmpadas com recursos do próprio bolso. Questionada pela reportagem, a Susesp diz que está tentando regularizar a situação.

Segurança pública

Com a iluminação pública precária, tanto a sensação, quanto o índice de criminalidade aumenta. Segundo o Tenente da Polícia Militar de Barra Mansa, Sidney Bernardes, um ambiente organizado traz melhorias para a população.

– Sempre falo da teoria da janela quebrada, ou seja, quando o ambiente é sujo, abandonado, nos dá a sensação de estarmos com a janela quebrada. Quando o ambiente é limpo e organizado, temos a impressão de que a janela está em boas condições. E é isso que acontece quando não temos iluminação pública ou quando ela está precária. O ambiente iluminado traz benefícios, por isso é importante preservar o local para a sociedade sair ganhando. Num ambiente obscuro, os delinquentes aproveitam para praticar crimes, usar drogas e até mesmo fugir da polícia – revelou Bernardes.

Para a comerciante Luiza Roxo, que tem uma loja no Centro, está muito perigoso andar pela cidade à noite. “Fico muito preocupada quando fecho a loja à noite. Essa preocupação aumenta quando estamos com nossos filhos, com a sensação de que pode acontecer algo pior. Por isso muita das vezes as pessoas estão optando em ficar em casa, para evitar qualquer tipo de contratempo”, revelou.

O diretor executivo da Susesp (Superintendência de Serviços Públicos), Fernando Balduíno, disse que a normatização deste serviço é fundamental para a segurança pública da cidade. “Esta medida envolve segurança e ajuda no combate a criminalidade. Pegamos a Susesp com muitas dificuldades e em condições precárias. Estamos tentando melhorar a situação”, ponderou.

Já o delegado titular da 90ª DP de Barra Mansa, Ronaldo Aparecido, revelou que a falta de iluminação facilita a ação de bandidos. “A iluminação precária privilegia a ação criminosa, já que os bandidos abordam pessoas nessas áreas para cometerem seus crimes. A precariedade da iluminação pública influencia negativamente na segurança, e isso é um fato histórico não só em Barra Mansa, mas em qualquer outra cidade”, concluiu.

24 comentários

  1. Que taxa? aprovada? o vereador q me pediu voto não me disse nada????

  2. Eu alertei aqui para não votarem no PMDB. Agora aguentem por 4 anos no escuro.
    Eu alertei aqui para não votarem no PMDB. Agora aguentem o Pezão deixando o Estado no escuro.
    Eu alertei aqui para não votarem no PMDB. Agora aguentem o Temer tirando os nossos direitos conquistados com muito sacrifício.

    Se vc não votou no PMDB, mas votou nos partidos ALIADOS tbm …………..deu o voto ao PMDB.
    Se vc não votou no PMDB, mas deixou de votar, votou em branco, ou anulou tbm ….deu o voto ao PMDB.

    Precisamos aprender a trocar sempre quem está no cargo.
    Faça uma LISTA NEGRA bem antes das eleições. Se esperarem a propaganda eleitoral VAI ser enganado e votará em politiqueiro novamente.

  3. Tem que tirar dos bens do ex -prefeito Jonas Marins, cuja sua campanha foi ” MUDAR PRA SER FELIZ” igual fizeram com o ex-governador do Rio Cabral…..tira dos bens dele para consertar Barra Mansa….ele é o culpado de tudo isso…

    Ministério Público nele!

  4. Professor realista

    Estou apoiando o nosso Prefeito que demonstra condições de gestão e vai recuperar a Cidade, prefiro pagar uma taxa de 8,00, 10,00 ou 12,00 seja lá o que for e melhorar a segurança de minha Rua, Bairro, Cidade….temos que ser realista caso contrário como vamos sair do lamaçal que a família Marins nos colocou?

  5. ESSES CARAS QUE OCUPAM CARGOS NO GOVERNO RODRIGO, A MAIORIA SÃO EMPRESÁRIOS FALIDOS, OU DESEMPREGADOS QUE CARREGARAM BANDEIRAS NAS ELEIÇÕES…. NÃO TEM UM QUE PODEMOS DIZER QUE TENHA COMPETÊNCIA PARA OS CARGOS DESGNADOS. INFELIZMENTE, EM BARRA MANSA É ASSIM. VAMOS SOFRER MAIS QUE COM O JONAS MARINS. PELO MENOS O JONAS MARINS, NÃO DEIXOU FALTAR LUZ NOS BAIRROS…….. JÁ FAZ 4 MESES QUE ESTE RODRIGO TÁ NO GOVERNO, E AINDA NÃO MOVEU UMA PALHA……….
    TEM UM DITADO QUE DIZ: ME DIGAS COM QUEM TU ANDAS, QUE VOS DIREI QUEM ÉS……. RODRIGO ESCOLHEU MUITO MAL SEU SECRETARIADO, E SUA TURMA QUE VEM LOGO ATRÁS……… PODE ACREDITAR NO QUE ESTOU FALANDO, NÃO TEM UM, PRA DIZER, ESSE É BOM!…………… SÃO TODOS REMANESCENTES DE ZÉ RENTATO, E ACREDITEM, TEM CARGOS DE ALTO ESCALÃO QUE VOTOU EM JONAS, E HOJE GOZA DE ALTOS SALÁRIOS NESTE GOVERNO. OU SEJA, EU FIQUEI NO GOVERNO DE JONAS, E NÃO FIZ PORR……… NENHUM, E NÃO VAI SER DIFERENTE NO GOVERNO DE RODRIGO DRABLE, O IMPORTANTE É O MEU NO FIM DO MÊS, E QUE SE DANE BARRA MANSA

  6. Ainda bem que votei no Cláudio manes,pq esse esse prefeito quer colocar taxa de energia pública na população barramanse

  7. o encanto está acabando
    eu avisei

  8. Morador dá vila Elmira

    Você vindo de volta redonda dá Purina até o destino Senat a.iluminaçao está totalmente apagada ,aí fica um monte de puxa saco protegendo o prefeito( p torres fica quetinha)

  9. FALTA DE COMPROMETO. NAO SABER GERENCIAR. NÃO SABER ESCOLHER SEUS SECRETÁRIOS E AUXILIARES. APENAS DEU EMPREGO PRA PARTIDOS E AMIGUINHOS. FOI ASSIM QUE O ZÉ RENATO SE FERROU. ESSE ATUAL É IGUAL AO AVÓ DELE NARIZ IMPINADO. ACORDA MEU FILHO SEJA EFICIENTE. PARA DE RECLAMAR E TRABALHE PRA QUEM TE SUSTENTA O POVO JÁ NÃO E MAIS BOBO. ISSO SERVE PRA TODOS OS QUE ESTÃO POLÍTICO

  10. Curioso, pois se falta luz em alguns pontos da cidade, em meu bairro tem poste que fica com a luz acessa o dia todo, 24hs. Essa matéria traz depoimento de autoridades dizendo que ambiente sem iluminação facilita o crime. Ora pois, falar é fácil…que essas autoridades, então, sabendo disso, reforcem a segurança para a população nestes pontos da cidade!!! Quem sabem desse jeito não peguem também os ladrões de cabo, caso eles existam, né…pois receio que ladrões de cabo possam ser mais um bode expiatório para esse governo incompetente do PMDB que está governando Barra Mansa…que, aliás, é mais mentiroso do que o PT!

  11. Está semana Vieram ak no residencial Canaã.. na Colônia trocarem as lâmpadas queimadas… o eletricista totalmente despreparado… Sobe no poste com uma lâmpada nova, retira a queimada do poste e joga a mesma lá de cima da escada deixando os cacos de vidros espalhados pelo chão, deixando as crianças expostas a se machucarem por falta de profissionalismo de um Zé ruela deste…. BM ESTÁ JOGADA AS TRAÇAS…. O prefeito eleito acho que ainda não se atentou para a Bomba que ele segurou… Já se foram quase 4 meses de mandato.. Vamos trabalhar Rodrigo…. Esquece está porra de face. …

  12. Quase fui assaltada graça à Deus um moço me avisou lá em frente ao quartel e sendo seguida passando em frente ao cimiterio tá uma vergonha mesmo

  13. Maria José da Silva Lellis

    Quase fui assaltada graça à Deus um moço me avisou em frente ao quartel e sendo seguida passando em frente ao cimiterio tá uma vergonha!!

  14. Maria José da Silva Lellis

    Vergonha mesmo!! aqui em frente ao quartel quase fui assaltada , graça à Deus um moço me avisou lá está sendo o lugar onde os bandidos ficam à espera da sua vítima . Fui seguida passando em frente ao cimiterio deserto total.

  15. Sem contar nos gatos do sem terra no paraíso de cima que a light não toma nenhuma providência, sei que são muitas famílias carentes que necessitam de habitação mas não podemos ficar pagando energia elétrica para os outros.

  16. Depois da dpo na santa clara tem 4 postes sem lampada,quase todo fds tem batida ali,os motoristas saem da boate área restrita e é acidente na certa!

  17. INFELIZMENTE EM BARRA MANSA TUDO É DIFÍCIL A LIGHT DEMOROU 34 HORAS PARA IR NA MINHA RESIDENCIA RESTABELECER MINHA ENERGIA ELÉTRICA APOS O MEDIDOR DELA ENTRAR EM CURTO E QUEIMAR TODO ATE DERRETER O MEDIDOR, AGORA JÁ PASSOU DE VINTE DIAS QUE ESTOU AGUARDANDO A VISITA DOS TÉCNICOS DELA PARA FAZER UMA TROCA DA TAMPA DA CAIXINHA DO MEDIDOR QUE NÃO DEMORA MAS QUE 5 MINUTOS PARA SER TROCADA.
    MINHA RUA ESTAR DESFAZENDO AOS POUCOS PORQUE FOI CONCRETA COM DINHEIRO DOS MORADORES PORQUE SE NÃO FOSSE ISSO ESTARÍAMOS NA LAMA ATE HOJE .NÃO ADIANTA RECLAMAR COM A PREFEITURA E NEM NOSSOS SENHORES VEREADORES PORQUE AQUI NINGUÉM VEM NA MANGUEIRA SO APARECE NA MINHA RUA DE 4 EM 4 ANOS PRA PEDIR VOTOS.

  18. Porque o diário do vale não divulga que do aprovada na câmara municipal a taxa de iluminação pública. Mais um imposto para pobre população de bm. Divulgar o nome dos vereadores que votaram a favor da taxa. Fora pmdb.

    • A população ainda vai sofrer muito

      Taxa de iluminação aprovada na surdina, uma tremenda covardia com a população que grande parte se encontra desempregada e sobrecarregada de taxas e tributos! Vamos divulgar os nomes dos vereadores que votaram a favor para daqui a quatro anos, cortarmos a luz deles! Pois quatro anos passam rápido, só lembrado que só daqui a 3 anos os vereadores voltam na sua casa!

  19. Falando em iluminação pública e o ponto de ônibus do jardim das preguiças,aquilo ali é que é vergonhoso,não tem iluminação e pessoas vem sendo roubadas ali,nunca tem guarda naquele posto alí é vergonhoso,estamos por enquanto nós sentindo barramansenses abandonados,parece cidade de filmes de terror.

  20. Amigo do Zé Timoteo

    Esses dias tinha um casalzinho dando uma sapatada bem embaixo do poste, que está sem lâmpada, aqui na minha rua…

    Isso nosso Iotuber não mostra! Jovens donzelas sendo desonradas, pessoas sendo assaltadas, muita droga debaixo das escutas…

    Sem contar meu Monza 1986, q está com uma lâmpada do farol queimado… Fica complicado andar pelas ruas…

    Vamos Rodrigo Dablio (W)… Kd a UPA?

  21. Realmente iluminação pública tá uma merda principalmente aqui na Vila Nova

Untitled Document