Barra Mansa ganha pista de XCO

by Diário do Vale

Barra Mansa – Barra Mansa ganhou mais uma opção de esporte: a pista de XCO (Cross Country Olímpico) modalidade do mountain bike, localizada no UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). O XCO funciona em circuitos com vários obstáculos naturais e artificiais, é uma modalidade mais radical que a maratona e com dificuldade bem mais alta do que outras modalidades, exigindo mais experiência do ciclista. A reabertura da trilha aconteceu na Expo Bike, evento que reuniu ciclistas de toda a região na manhã deste domingo (17).

O prefeito Rodrigo Drable participou do Expo Bike, percorreu a trilha e disse que ficou encantado com o nível profissional do percurso. “A pista de XCO do UBM abre para Barra Mansa a possibilidade de receber eventos de padrão internacional. Agradeço muito a todos os profissionais envolvidos nesse trabalho, que não têm medido esforços para melhorar a cidade”.

O diretor do UBM, Fernando Vitorino, ressaltou que o objetivo do evento é abrir espaço para competição e atletas de alto nível, que atenda não só o público que está começando a prática esportiva.

– Um espaço onde poderão ser realizadas grandes competições. Isso é melhoria da qualidade de vida do município. É um espaço com percurso para profissionais – destacou.

De acordo com o gerente de Juventude, Esporte e Lazer, Marco Cambraia, a trilha tem um trajeto de aproximadamente três quilômetros e só possui subidas e descidas, não tem plano e é bem curta. “É uma prática que envolve muita técnica por parte dos ciclistas pela característica pesada que faz parte da modalidade”, afirmou.

Cambraia disse ainda que o esportista não precisa de tanta resistência física em comparação com outros estilos do mountain bike, mas é necessário maior potência muscular para superar partes técnicas e mais difíceis do trajeto.

O bicampeão estadual da modalidade, Glauber Cunha, elogiou a iniciativa de reabertura da trilha no município e destaca a importância do incentivo à prática esportiva, não só para a saúde, mas também para a economia.

– XCO não é um esporte amador, é uma modalidade olímpica e são poucas cidades do Estado que possuem uma pista dessa. O grau de dificuldade elevado do esporte em uma cidade como Barra Mansa, com tantos ciclistas, além de servir como estímulo para a prática, fomenta o comércio do ramo – destacou.

Esporte: Trilha tem um trajeto de aproximadamente três quilômetros e só possui subidas e descidas, não tem plano e é bem curta (Foto: Paulo Dimas)

Esporte: Trilha tem um trajeto de aproximadamente três quilômetros e só possui subidas e descidas, não tem plano e é bem curta (Foto: Paulo Dimas)

A ciclista Ana Carolina Teixeira, que pedala desde 2010 , experimentou e elogiou a trilha. “É uma pista extremamente técnica, mas importante demais para a modalidade aqui na cidade. Muitas pessoas da região poderão treinar aqui, ainda mais pela localização central. Acho uma iniciativa muito importante para o esporte e para o município”, destacou.

O comerciante Luciano Silva, que tem loja no ramo de ciclismo e coordena uma equipe de ciclistas, considera fundamental para o crescimento de seus negócios a reabertura da trilha e eventos como o Expo Bike.

– Para nós, comerciantes, é fundamental que os amantes do esporte conheçam o ciclismo de forma profissional. É muito importante para as lojas, para a melhoria da economia e movimento do comércio local – afirmou.

 

 

You may also like

3 comments

الفتح - الوغد 18 de setembro de 2017, 07:47h - 07:47

Podiam fazer como Varginha, um campo para pouso de naves alienígenas… Ouvi dizer que o prefeito quer construir uma “Estrada de Oz” para ciclistas sobre o leito da atual ferrovia até Angra dos Reis…

christian 18 de setembro de 2017, 01:07h - 01:07

expobike legal mas teve divulgação ? é uma pena .

Manoel 17 de setembro de 2017, 19:39h - 19:39

A UBM sempre inovando e colaborando com o crescimento do municipio.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996