segunda-feira, 20 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa promove ações em alusão ao Novembro Azul

Barra Mansa promove ações em alusão ao Novembro Azul

Matéria publicada em 13 de novembro de 2017, 22:52 horas

 


Barra Mansa – A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está realizando diversas ações em alusão ao Novembro Azul em Barra Mansa. O mês é dedicado ao combate de câncer de próstata, o segundo que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão.

Além do combate ao câncer, o mês inteiro é dedicado à saúde do homem. No município, a programação tem se intensificado nas últimas semanas. Todas as terças-feiras, as unidades de saúde da cidade estão funcionando em horário especial, com algumas abrindo às 6h e fechando às 20h, para atendimento ao homem. Os moradores podem realizar teste rápido para HIV, hepatites B e C, sífilis; além de orientações em saúde e consulta de enfermagem com solicitação de exames incluindo o PSA, exame de sangue que dá o diagnóstico sobre o câncer de próstata.

Para a gerente de Atenção Primária, Mariana Sobreira, é importante a participação da população nas atividades especiais.

– Nosso secretário tem garantido o atendimento aos homens nestas datas, e isso é de suma importância. O câncer de próstata tem um alto índice de cura no início, mas os homens procuram menos os serviços de saúde. Nossa intenção é facilitar o acesso ao atendimento e conscientizar da importância de se cuidarem – revelou Mariana.

Durante todo o mês, profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) estarão nas unidades de saúde, realizando palestras informativas. Com o objetivo de fortalecer a participação do pai no exercício da paternidade ativa, a Secretaria está promovendo o ‘Pré-natal do parceiro’, com a oferta de testes rápidos e planejamento reprodutivo durante as consultas do pré-natal.

No dia 23, na quinta-feira, haverá uma palestra com o urologista Dr. Geraldo Magella para o público masculino, às 19h no Centro Educacional Integrado (CEI), localizado atrás da Santa Casa de Misericórdia.

No sábado, dia 25, o foco serão os homens acima de 40 anos. Das 8h às 14h, todas as unidades de saúde estarão abertas com realização de teste rápido de HIV, sífilis e hepatite, além de planejamento reprodutivo, orientações em saúde e consulta de enfermagem com solicitação de exame de PSA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document