ÔĽŅ Barra Mansa retoma atividades do Parceria Votorantim pela Educa√ß√£o - Di√°rio do Vale
terça-feira, 21 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa retoma atividades do Parceria Votorantim pela Educação

Barra Mansa retoma atividades do Parceria Votorantim pela Educação

Matéria publicada em 14 de abril de 2018, 15:27 horas

 


Iniciativa visa aumentar a proeficiência dos alunos, impactanto sobre os resultados do Ideb

Educa√ß√£o P√ļblica: Secret√°rio de Educa√ß√£o, Vantoil de Souza, diz que projeto este ano tem como tema 'Gest√£o com foco na aprendizagem' (Foto: Arquivo)

Educa√ß√£o P√ļblica: Secret√°rio de Educa√ß√£o, Vantoil de Souza, diz que projeto este ano tem como tema ‘Gest√£o com foco na aprendizagem’ (Foto: Arquivo)

Barra Mansa –¬†De olho na melhoria do Ideb (√ćndice de Desenvolvimento da Educa√ß√£o B√°sica), na estrutura√ß√£o das unidades escolares e na redu√ß√£o do percentual de evas√£o de alunos, a Secretaria de Educa√ß√£o realiza no pr√≥ximo dia 17, reuni√£o para apresenta√ß√£o do PVE (Parceria Votorantim pela Educa√ß√£o) 2018. O encontro ser√° realizado no Col√©gio Municipal Washington Luiz, em Saudade, e envolver√° representantes da educa√ß√£o infantil e especial, anos iniciais e finais, sala de leitura, supervis√£o escolar, Conselho Municipal de Educa√ß√£o, secret√°rio e subsecret√°rio de Educa√ß√£o e Ger√™ncia de Educa√ß√£o B√°sica. Neste mesmo dia, de 15 √†s 17 horas, o programa ser√° apresentado para as duplas gestoras, formadas por diretores e orientadores pedag√≥gicos, de 17 das 67 unidades escolares da rede municipal de ensino.
As atividades do PVE prosseguem durante a semana. Dia 18, de 8 √†s 17 h, as duplas gestoras realizam atividades direcionadas √† gest√£o escolar. No dia 19, de 18 √†s 12 h, ser√£o debatidos mecanismos para a mobiliza√ß√£o dos alunos, com dois educandos de cada unidade participante, de 13h30 √†s 17 h, essa mesma discuss√£o ser√° realizada com representantes das entidades parceiras de fomento √† leitura, como o Grebal (Gr√™mio Barramansense de Letras), o UBM (Centro Universit√°rio de Barra Mansa) e o Rotary Clube. As reuni√Ķes ser√£o no Col√©gio Municipal Marcelo Drable, no Ano Bom. Dia 20, de 8 √†s 14 horas, a pauta ser√° concentrada na gest√£o educacional, reunindo representantes da educa√ß√£o infantil e especial, anos iniciais e finais no Col√©gio Municipal Washington Luiz.

Aprendizagem

Segundo o secret√°rio de Educa√ß√£o, Vantoil de Souza, este ano, o PVE tem como tema ‘Gest√£o com foco na aprendizagem’. “O tema contempla as necessidades do munic√≠pio para enfrentamento as problem√°ticas relacionadas √† aprendizagem, al√©m de estabelecer um plano de a√ß√£o possibilitando interfaces com o processo de revis√£o do curr√≠culo a partir da Base Nacional Comum Curricular e dos Planos Nacional e Municipal de Educa√ß√£o”, explicou Vantoil, destacando que a parceria permitir√° ainda a mobiliza√ß√£o social, atrav√©s das lideran√ßas locais.
A gerente de Educação Básica da SME, Saionara Maciel, destacou que, através da parceria entre a prefeitura e o Instituto Votorantim, a ideia é aumentar a proeficiência dos alunos, impactanto sobre os resultados do Ideb.
-Em 2015 as séries iniciais obtiveram a nota de 5,4 para uma média projetada de 5,9. Enquanto as séries finais tiverem, neste mesmo ano, a nota 4,2 para uma média projetada de 5,5. O resultado do Ideb de 2017 está previsto para ser divulgado em maio e nossa expectativa é atingir a média 6,2 para as séries iniciais e de 5,5 para as séries finais Рdetalhou Saionara, explicando que o Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática, por meio da Prova Brasil, e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

A parceria acontece pelo segundo ano consecutivo no município. Em 2017 o PVE contemplou 40 educadores e 12 escolas onde foram desenvolvidas temáticas focadas na educação inclusiva. Agora a meta é alcançar cerca de quatro mil alunos, de 17 unidades escolares.
O PVE tem como objetivo contribuir para a melhoria da educa√ß√£o p√ļblica, com a√ß√Ķes de mobiliza√ß√£o social e de fortalecimento da gest√£o p√ļblica e escolar nos munic√≠pios em que a empresa tem opera√ß√£o. Para orientar o trabalho desenvolvido √© feita a avalia√ß√£o inicial dos munic√≠pios em cada uma das compet√™ncias trabalhadas no programa. O processo e a prioridade das a√ß√Ķes s√£o definidos e realizados com base em um tema orientador. A partir disso, cada cidade gera um produto concreto no final do ano. Essa estrat√©gia de forma√ß√£o aumenta o engajamento dos participantes e concretiza os aprendizados por meio de produ√ß√Ķes em √°reas de grande import√Ęncia para a educa√ß√£o local.

 

7 coment√°rios

  1. Professor aposentado

    Sejamos humildes e digam que foi a ex-secretaria Fl√°via Sampaio que conseguiu a parceria com a Votorantim.

  2. Cadê o novo colégio Marcello Drable????
    Hoje, um terreno grande e bem localizado, mas com uma estrutura prec√°ria!!!
    Aquela área, merece um colégio de grande porte!!!

  3. Morador de Barra mansa

    Até quando iremos tirar 500 mil por mês
    da educação para a orquestra?

  4. Toler√Ęncia Zero

    A Votorantim n√£o foi vendida…!!!.???

Untitled Document