quarta-feira, 20 de junho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa retoma atividades do Parceria Votorantim pela Educação

Barra Mansa retoma atividades do Parceria Votorantim pela Educação

Matéria publicada em 14 de abril de 2018, 15:27 horas

 


Iniciativa visa aumentar a proeficiência dos alunos, impactanto sobre os resultados do Ideb

Educação Pública: Secretário de Educação, Vantoil de Souza, diz que projeto este ano tem como tema 'Gestão com foco na aprendizagem' (Foto: Arquivo)

Educação Pública: Secretário de Educação, Vantoil de Souza, diz que projeto este ano tem como tema ‘Gestão com foco na aprendizagem’ (Foto: Arquivo)

Barra Mansa – De olho na melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), na estruturação das unidades escolares e na redução do percentual de evasão de alunos, a Secretaria de Educação realiza no próximo dia 17, reunião para apresentação do PVE (Parceria Votorantim pela Educação) 2018. O encontro será realizado no Colégio Municipal Washington Luiz, em Saudade, e envolverá representantes da educação infantil e especial, anos iniciais e finais, sala de leitura, supervisão escolar, Conselho Municipal de Educação, secretário e subsecretário de Educação e Gerência de Educação Básica. Neste mesmo dia, de 15 às 17 horas, o programa será apresentado para as duplas gestoras, formadas por diretores e orientadores pedagógicos, de 17 das 67 unidades escolares da rede municipal de ensino.
As atividades do PVE prosseguem durante a semana. Dia 18, de 8 às 17 h, as duplas gestoras realizam atividades direcionadas à gestão escolar. No dia 19, de 18 às 12 h, serão debatidos mecanismos para a mobilização dos alunos, com dois educandos de cada unidade participante, de 13h30 às 17 h, essa mesma discussão será realizada com representantes das entidades parceiras de fomento à leitura, como o Grebal (Grêmio Barramansense de Letras), o UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) e o Rotary Clube. As reuniões serão no Colégio Municipal Marcelo Drable, no Ano Bom. Dia 20, de 8 às 14 horas, a pauta será concentrada na gestão educacional, reunindo representantes da educação infantil e especial, anos iniciais e finais no Colégio Municipal Washington Luiz.

Aprendizagem

Segundo o secretário de Educação, Vantoil de Souza, este ano, o PVE tem como tema ‘Gestão com foco na aprendizagem’. “O tema contempla as necessidades do município para enfrentamento as problemáticas relacionadas à aprendizagem, além de estabelecer um plano de ação possibilitando interfaces com o processo de revisão do currículo a partir da Base Nacional Comum Curricular e dos Planos Nacional e Municipal de Educação”, explicou Vantoil, destacando que a parceria permitirá ainda a mobilização social, através das lideranças locais.
A gerente de Educação Básica da SME, Saionara Maciel, destacou que, através da parceria entre a prefeitura e o Instituto Votorantim, a ideia é aumentar a proeficiência dos alunos, impactanto sobre os resultados do Ideb.
-Em 2015 as séries iniciais obtiveram a nota de 5,4 para uma média projetada de 5,9. Enquanto as séries finais tiverem, neste mesmo ano, a nota 4,2 para uma média projetada de 5,5. O resultado do Ideb de 2017 está previsto para ser divulgado em maio e nossa expectativa é atingir a média 6,2 para as séries iniciais e de 5,5 para as séries finais – detalhou Saionara, explicando que o Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática, por meio da Prova Brasil, e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

A parceria acontece pelo segundo ano consecutivo no município. Em 2017 o PVE contemplou 40 educadores e 12 escolas onde foram desenvolvidas temáticas focadas na educação inclusiva. Agora a meta é alcançar cerca de quatro mil alunos, de 17 unidades escolares.
O PVE tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública, com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública e escolar nos municípios em que a empresa tem operação. Para orientar o trabalho desenvolvido é feita a avaliação inicial dos municípios em cada uma das competências trabalhadas no programa. O processo e a prioridade das ações são definidos e realizados com base em um tema orientador. A partir disso, cada cidade gera um produto concreto no final do ano. Essa estratégia de formação aumenta o engajamento dos participantes e concretiza os aprendizados por meio de produções em áreas de grande importância para a educação local.

 

7 comentários

  1. Professor aposentado

    Sejamos humildes e digam que foi a ex-secretaria Flávia Sampaio que conseguiu a parceria com a Votorantim.

  2. Cadê o novo colégio Marcello Drable????
    Hoje, um terreno grande e bem localizado, mas com uma estrutura precária!!!
    Aquela área, merece um colégio de grande porte!!!

  3. Morador de Barra mansa

    Até quando iremos tirar 500 mil por mês
    da educação para a orquestra?

  4. A Votorantim não foi vendida…!!!.???

Untitled Document