terça-feira, 17 de outubro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa vacina mais de 100 bezerras contra brucelose

Barra Mansa vacina mais de 100 bezerras contra brucelose

Matéria publicada em 19 de abril de 2017, 20:54 horas

 


Combate à contaminação: Brucelose é uma doença infecciosa que ataca bovinos e pode ser transmitidas para os humanos (Foto: Divulgação)

Combate à contaminação: Brucelose é uma doença infecciosa que ataca bovinos e pode ser transmitidas para os humanos (Foto: Divulgação)

Barra Mansa – A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, vacinou na manhã desta quarta-feira (19), mais de 100 bezerras contra brucelose no distrito de Amparo. A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias e ataca bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e equinos.

De acordo com o veterinário da Gerência de Defesa do Animal da secretaria de Desenvolvimento Rural, Alessandro Teixeira, haverá duas etapas da vacinação durante o ano.

– A primeira etapa está acontecendo agora, entre março e abril, e a próxima acontecerá em setembro e outubro. Nesta primeira fase, até o momento, já vacinamos bezerras de 60 propriedades e pretendemos chegar até 80 no final do mês – revelou, acrescentando que só são vacinadas bezerras fêmeas de três a oito meses.

Alessandro ainda frisou que a doença pode afetar humanos.

– O humano pode adquirir a doença através do contato com animais infectados, assim como a partir da ingestão de carne e leite contaminados e seus derivados. No humano, a brucelose pode causar infertilidade, artrite e outras complicações que podem levar à morte – alertou.

Os produtores rurais, que tiverem interesse em marcar a vacinação contra brucelose, devem entrar em contato com a secretaria de Desenvolvimento Rural através do telefone (24) 3324-0920. A prefeitura oferece a vacina sem custos para os proprietários.

2 comentários

  1. Ignoraaante…

  2. Que legal! Vacinar cabras consegue, mas vacinar gente contra febre amarela que se xploda, né…

Untitled Document