quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Beneficiários do Bolsa Família de Barra Mansa são convocados para acompanhamento em saúde

Beneficiários do Bolsa Família de Barra Mansa são convocados para acompanhamento em saúde

Matéria publicada em 13 de março de 2018, 17:58 horas

 


Barra Mansa – As secretarias de Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, através da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), convocam os usuários do Programa Federal Bolsa Família para o acompanhamento nutricional obrigatório. As crianças menores de sete anos e mulheres com idade entre 14 e 44 anos devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde até o dia 11 de maio.
De acordo com a coordenadora da ATAN, Jilliane Resende Cristino, os beneficiados do Programa Bolsa Família devem passar por esse acompanhamento pelo menos duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. “O Bolsa Família visa proporcionar melhores condições de vida para as famílias, sendo assim a cada seis meses os beneficiados tem que procurar uma unidade de saúde e realizar o acompanhamento como um dos requisitos para continuar recebendo o benefício”, alertou, ressaltando que o atendimento faz parte de algumas obrigações que os beneficiados têm que cumprir, caso contrário podem ter o benefício suspenso.
Segundo Jilliane, mais de 6 mil famílias recebem o Bolsa Família na cidade. A agenda de saúde do programa federal no SUS (Sistema Único de Saúde) compreende a oferta de serviços para a realização de pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil (que inclui a pesagem) e imunização. “As famílias beneficiárias com mulheres de idade entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos deverão ser assistidas por uma equipe de saúde da família, que proverão os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família”, explicou.
O serviço é ofertado em todas as Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. As crianças devem apresentar a carteira de vacinação em dia. Já as mulheres, o documento exigido é o cartão do Bolsa Família. As grávidas devem levar a carteirinha da gestante. Além do acompanhamento nutricional realizado duas vezes ao ano, os outros requisitos para manter o Bolsa Família são: atualização do calendário de vacinação infantil, matrícula de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na escola, frequência escolar mínima de 85% (alunos de 6 a 15 anos) e 75% (16 a 17 anos) e recadastramento dos dados a cada dois anos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document