Beneficiários do Bolsa Família de Barra Mansa são convocados para acompanhamento em saúde

by Diário do Vale

Barra Mansa – As secretarias de Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, através da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), convocam os usuários do Programa Federal Bolsa Família para o acompanhamento nutricional obrigatório. As crianças menores de sete anos e mulheres com idade entre 14 e 44 anos devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde até o dia 11 de maio.
De acordo com a coordenadora da ATAN, Jilliane Resende Cristino, os beneficiados do Programa Bolsa Família devem passar por esse acompanhamento pelo menos duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. “O Bolsa Família visa proporcionar melhores condições de vida para as famílias, sendo assim a cada seis meses os beneficiados tem que procurar uma unidade de saúde e realizar o acompanhamento como um dos requisitos para continuar recebendo o benefício”, alertou, ressaltando que o atendimento faz parte de algumas obrigações que os beneficiados têm que cumprir, caso contrário podem ter o benefício suspenso.
Segundo Jilliane, mais de 6 mil famílias recebem o Bolsa Família na cidade. A agenda de saúde do programa federal no SUS (Sistema Único de Saúde) compreende a oferta de serviços para a realização de pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil (que inclui a pesagem) e imunização. “As famílias beneficiárias com mulheres de idade entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos deverão ser assistidas por uma equipe de saúde da família, que proverão os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família”, explicou.
O serviço é ofertado em todas as Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. As crianças devem apresentar a carteira de vacinação em dia. Já as mulheres, o documento exigido é o cartão do Bolsa Família. As grávidas devem levar a carteirinha da gestante. Além do acompanhamento nutricional realizado duas vezes ao ano, os outros requisitos para manter o Bolsa Família são: atualização do calendário de vacinação infantil, matrícula de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na escola, frequência escolar mínima de 85% (alunos de 6 a 15 anos) e 75% (16 a 17 anos) e recadastramento dos dados a cada dois anos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996