Bispo diocesano visita área de ocupação em Volta Redonda  

by Diário do Vale

Volta Redonda – Na manhã deste sábado (8), o bispo da diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, dom Francisco Biasin, visitou uma área de ocupação no bairro Belmonte, em Volta Redonda, que leva o nome de dom Waldyr Calheiros. Cerca de 50 famílias ocupam o local desde o dia 28 de abril deste ano. De acordo com a moradora Flávia Siqueira Lemos Leandro, uma das líderes da ocupação, a área estava abandonada há cerca de 10 anos. No local começaram a ser construídas residências destinadas à terceira idade pela prefeitura com verbas do governo do estado, o que não foi finalizado.

– Há três anos criamos um movimento ‘Minha Casa, Nossa Luta’ porque estávamos cansados de esperar pela prefeitura onde estamos cadastrados. A gente não tinha onde morar e tinha gente que ficava nas ruas e em albergue. Nós começamos a procurar ajuda e encontramos esse local. Demos o nome de dom Waldyr Calheiros por causa da história de luta dele pelos pobres – disse a dona de casa.

Durante a visita, os moradores disseram que o prefeito Samuca Silva se reuniu com as famílias, mas não houve negociações sobre a desapropriação da área para que possa ser regularizada para as famílias. “A gente só queria que eles doassem essa área e a gente terminava as obras”, disse Flávia.

Cerca de 50 famílias ocupam o local desde o dia 28 de abril deste ano (Foto: Divulgação)

Cerca de 50 famílias ocupam o local desde o dia 28 de abril deste ano (Foto: Divulgação)

O bispo diocesano, dom Francisco Biasin, destacou que recebeu a visita dos moradores na última semana, quando o convidaram para ir até local. O bispo disse ainda que é preciso que os moradores estejam unidos e se respeitem mutuamente e se ofereceu como interlocutor  com o poder público municipal. “Vocês precisam estar unidos porque quando começa uma ocupação cada um tem o interesse pelo seu cantinho e isso está certo. É um direito. Por isso a primeira coisa que digo é que entre vocês exista a unidade. O papa Francisco reforça três aspectos importantes: terra, teto e trabalho, sem os quais as pessoas perdem a dignidade. A segunda é que podemos ver se as nossas comunidades podem ajudar de alguma forma, com doação de materiais. E me coloco ainda à disposição para tentar dialogar com as autoridades do município”, destacou dom Francisco.

Também participaram da visita o deputado estadual Flávio Serafini (PSOL), representantes do SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), que se ofereceram para ajudar no diálogo com a secretaria de educação para garantir a permanência das crianças na escola e em creches. “Vocês vão ter um mandato de um deputado estadual que vai estar junto com vocês na luta e no companheirismo. Também ajudando a abrir canais e em questões que talvez sozinhos teriam um pouco mais de dificuldade”, disse o deputado.

Representantes das pastorais sociais ligadas à igreja católica também se colocaram à disposição das famílias. No final da visita, os moradores agradeceram a presença e se disseram abertos para receber outras pessoas que também estejam interessadas em ajudar o movimento.

 

You may also like

13 comments

guto 10 de julho de 2017, 11:31h - 11:31

Prezado Bispo,
Por que não pega essas cinquenta famílias e coloca cada uma delas numa Igreja Católica?!, pois elas são tão grandes, e na maior parte do dia estão vazias. Quando vou numa Igreja à tarde, fico até perdido dentro dela…
Por que cada Igreja Católica não adota uma família pobre?!
O Bom Samaritano da Bíblia não só passou pelo pobre desprotegido, pois o Bom Samaritano, que é Jesus, pegou o pobre no colo, levou ele até uma hospedagem e deu dinheiro para que o mesmo fosse cuidado até readquirir as forças perdidas!!!
E muito bonito visitar essas famílias de braços dados com político comunista, mas onde foi parar o Bom Samaritano?!
Se o Senhor quiser pode pedir ajuda para o Aiatolá na Sinagoga, pois ele vai estar na Câmara Municipal para parabeniza-lo pelo título que o senhor vai receber….Conversa com ele….

Mr. Troll 10 de julho de 2017, 13:46h - 13:46

J. Cristo, volta logo pra ver se cura esse fariseu endemoniado, que os remedinhos tarja-preta não estão dando jeito. Sessão do descarrego nele…

guto 10 de julho de 2017, 14:22h - 14:22

Prezado Mr. Troll
Não vou querer sua “sessão do descarrego” porque eu sou católico, e “sessão de descarrego” é prática utilizada por umbandistas e evangélicos…
Respeite a religião dos outros e não queira impor sua religião sobre os outros!

Mineiro 10 de julho de 2017, 19:13h - 19:13

Guto concordo com vc em quase tudo. A igreja católica tem uma área super valorizada na Vila Santa Cecilia, doada pela CSN estatal, para construir a Catedral de Volta Redonda, que não foi construída. Lá funciona a Cúria e um enorme estacionamento que fatura uma grana, que não sei se é particular ou da Igreja. Lá daria um bom prédio tipo minha casa minha vida, para colocar “esses coitados ” sem teto.

Mr. Troll 10 de julho de 2017, 19:14h - 19:14

Ah, o surtado se diz católico? Ora, então tome seus remedinhos e vá se queixar ao bispo.

Morador de Volta Redonda 10 de julho de 2017, 10:10h - 10:10

Mais uma vez a igreja se intrometendo em tudo e não resolvendo nada.

Mr. Troll 10 de julho de 2017, 10:06h - 10:06

Prezado cabo eleitoral desempregado “Vai Vendo”: não deves julgar as pessoas através de tuas lentes e com base nos teus valores, mesmo que tenhas a certeza de que serias o leproso grato.

Aiatolá na Sinagoga 9 de julho de 2017, 19:40h - 19:40

Boa, seu bispo. Fraternidade e solidariedade para com o próximo em termos práticos, sem o discurso vazio e hipócrita dos endinheirados das “Bancadas da Bíblia” do Congresso e das casas legislativas Brasil afora. Lá do Vaticano, o Chicão mandou um like. 🙂

VAI VENDO 9 de julho de 2017, 14:19h - 14:19

Caramba! Depois da campanha para o PT, para o PMDB, agora a igreja vai de PSOL? Quando pensamos que derrotamos os comunistas vestidos de PT, não é que surge os psolentos se agarrando ao bispo?

الفتح - الوغد 9 de julho de 2017, 09:15h - 09:15

O bispo se reúne, intermedeia a cessão das terras, para depois todo mundo ali contribuir com o dízimo para alguma igreja protestante…

VAI VENDO 9 de julho de 2017, 22:46h - 22:46

Depois que 10 leprosos foram curados por Jesus ao vivo e de imediato, e só um agradeceu podemos esperar ingratidão de qualquer ser humano. Não devemos nos iludir, pois os beneficiados virarão as costas e seguirão o seu caminho.

Mr. Troll 10 de julho de 2017, 10:07h - 10:07

Prezado cabo eleitoral desempregado “Vai Vendo”: não deves julgar as pessoas através de tuas lentes e com base nos teus valores, mesmo que tenhas a certeza de que serias o leproso grato.

guto 10 de julho de 2017, 14:28h - 14:28

perfeita a sua análise “Vai Vendo”, só que não agradou ao Mr. PSOL acima, pois comunista detesta as história da Bíblia…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996