Bombeiros, Guarda e Defesa Civil de Porto Real controlam incêndio em vegetação

by Diário do Vale

Porto Real – Um incêndio, com labaredas de até dez metros de altura, queimou a vegetação e se alastrou na tarde desta segunda-feira (13) no bairro Ettore. O fogo foi controlado por agentes da Guarda Municipal, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, após quatro horas de trabalho. Mais de cinco mil metros quadrados foram atingidos nas proximidades da Rua Dona Betina, mas não houve feridos nem danos materiais. Atuaram no controle do fogo dez profissionais, com o apoio de um caminhão pipa, mangueiras, bombadas costais (pulverizadores de água) e abafadores.

– Felizmente, conseguimos conter as chamas e evitar que o incêndio tivesse causados maiores problemas à cidade – conta o chefe da Guarda Municipal, Ronei Soares.

As causas ainda estão sendo investigadas, mas está sendo estudada a possibilidade de ter sido proposital:

– Infelizmente é muito comum a prática de queimar folhagem ou de limpeza de pasto através de queimadas. É preciso que a população tenha consciência que estas ações, além de colocar e risco a vida das pessoas, são crimes ambientais com pena de prisão de um a quatro anos e multa – disse o diretor de Defesa Civil, Leandro Souza.

Ele reforçou a importância do cidadão comunicar às autoridades competentes rapidamente a existência de um foco. Tanto a Defesa Civil, pelo telefone 3353-3537, quanto a Guarda Municipal, pelo telefone 3353-1245 podem ser acionadas.

O incêndio desta segunda-feira (13) é o terceiro em menos de cinco dias na cidade. No sábado, um grande foco foi controlado na região do bairro Colina e outro se alastrou até a linha de trem, no bairro São José.

– Apenas alguns dias sem chuva já são suficientes para criar as condições para que o fogo se alastre. Uma simples guimba de cigarro pode causar um transtorno enorme para os moradores – ressaltou.

Fogo em vegetação do bairro Ettore foi controlado depois de quase quatro horas de trabalho (foto: Divulgação)

Fogo em vegetação do bairro Ettore foi controlado depois de quase quatro horas de trabalho (foto: Divulgação)

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996