BrBio promove pesquisa em marinas na Ilha Grande

by Diário do Vale

Angra dos Reis – Até este sábado, dia 11, o Projeto Coral-Sol, do BrBio – Instituto Brasileiro de Biodiversidade, realiza, na Baía de Ilha Grande, uma pesquisa com o público sobre a presença do coral-sol na região. O coral-sol é um organismo bioinvasor conhecido por afetar a biodiversidade marinha brasileira e de outros países das Américas. A atividade inclui visita às marinas dos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba, onde a equipe de pesquisadores e educadores do projeto vai explicar os problemas que o coral-sol pode causar ao turismo e à pesca locais.

Entre as ações previstas estão a realização de entrevistas com os usuários e funcionários das marinas da região. O objetivo é checar se as embarcações de pequeno porte podem representar potenciais vetores de dispersão do coral-sol.

– Os entrevistados contribuirão informando se observaram coral-sol incrustado em embarcações. Os resultados nos ajudarão a fazer uma análise de risco mais apurada da introdução dessa espécie invasora. Nossa equipe vai trabalhar nesse inventário e formar multiplicadores a partir de ações de educação ambiental – comentou Elianne Omena, coordenadora do Projeto Coral-Sol.

Além de buscar dados sobre a infestação do coral-sol, os técnicos do BrBio querem sensibilizar a população da Costa Verde sobre a importância da conservação marinha e do combate ao coral-sol. Para isso, serão distribuídos cartazes e folders para os moradores locais e material didático para as crianças.

O Projeto Coral-Sol tem apoio de recursos recorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.

Sobre o Projeto Coral-Sol

O Projeto Coral-Sol nasceu em 2006 para enfrentar o crescente problema do coral-sol na costa brasileira. Sua missão é conservar a biodiversidade marinha brasileira através do controle do coral-sol, minimizando os seus impactos ambientais e socioeconômicos, promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica, econômica e social das regiões afetadas. O Projeto Coral-Sol (PCS) é pioneiro no combate da bioinvasão marinha no Brasil. Possui parceria com as universidades, instituições governamentais públicas federais, estaduais, municipais, iniciativas privadas e a sociedade civil.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996