‘Caminhada Amigos da Medula’ é realizada hoje em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa

O UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – e o Grupo de Apoio à Pessoa Portadora de Leucemia (GAPPL) promovem amanhã, a primeira ‘Caminhada Amigos da Medula’. A saída acontece na Praça das Nações Unidas, no bairro Ano Bom, às 9h. O grupo vai atravessar a Ponte Ataulfo Pinto dos Reis, a Ponte dos Arcos, percorrer a Avenida José Marcelino de Camargo e retornar pela Avenida Domingos Mariano até a Praça da Matriz, no Centro de Barra Mansa.
A atividade acontece oportunamente para divulgar a Campanha de Cadastro de Doadores Medula Óssea, que será realizada na próxima sexta-feira, dia 15, e sábado, dia 16. A coleta da amostra de sangue para cadastramento acontecerá entre 8h e 17h, no Centro Integrado de Saúde (CIS) do UBM, localizado no Campus Barra Mansa.
– Nós estamos cumprindo nosso papel social dando espaço para a realização do cadastro que não é só importante para a nossa região, mas para uma demanda de interesse nacional – comentou o diretor de Extensão e Relações Comunitárias do UBM, Fernando Vitorino.
De acordo com a voluntária do GAPPL, Keila Mazoto, a caminhada está recebendo apoio de grupos como BM Bike, grupo de motociclistas Guardiões de Barra Mansa, Meninas do Lenço e da Associação de Professores Aposentados de Barra Mansa (Apabam).
– Toda a ajuda que pudermos reunir é necessária, pois precisamos chamar a atenção das pessoas para a necessidade de se fazer o cadastro para se tornar um doador – destacou Keila.
Durante a caminhada, os voluntários do GAPPL irão distribuir panfletos e tirar as dúvidas mais frequentes das pessoas em relação ao cadastramento.
– A finalidade é esclarecer as pessoas de que esse primeiro momento será para a realização do cadastro. No dia serão coletados apenas 5ml de sangue e somente se uma das pessoas que precisam de doação forem compatíveis com o doador é que ele será chamado para fazer mais exames e realizar a doação – explicou Keila, acrescentando que ela é cadastrada há cinco anos.
O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), ligado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), será o responsável pela coleta e cadastro das pessoas interessadas em serem doadoras. Serão realizados dois mil cadastros.
Para se tornar um possível doador, o interessado deve ter entre 18 e 55 anos. É necessário apresentar um documento de identidade original com foto, válido em todo território nacional, e um comprovante de residência. O cadastro é feito uma única vez e fica no banco de dados do Redome até a pessoa completar 60 anos, idade limite para fazer a doação. Os únicos casos em que a pessoa não pode se cadastrar é se ela já teve câncer, doenças hematológicas ou é portadora do vírus HIV/AIDS.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996