Caminhada Orientada abre inscrições para novos integrantes em Porto Real

by Diário do Vale

Porto Real – Acordar bem cedo, sair da rotina e mudar a realidade. É dessa maneira que a Caminhada Orientada tem influenciado e transformado a vida dos usuários. São diversos relatos de melhoras significativas na saúde, autoestima e bem-estar geral de cada um dos integrantes do programa. São cerca de 60 minutos diários, que envolvem atividade preparatória, aquecimento, alongamento e exercícios funcionais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza cerca de 150 minutos semanais de exercícios ou no mínimo 30 por dia, o que significa que a Caminhada Orientada cumpre o dobro do estabelecido.

“Eu participo do programa há três anos. Depois de um ano fui surpreendida por um AVC e, se não fosse a caminhada, eu teria sequelas. Por eu não ser sedentária, eu pude voltar a praticar os exercícios e fui até dispensada pelo médico de fazer fisioterapia. Estou muito feliz com a melhora e com tudo que é oferecido aqui. O ambiente é agradável e faço muitos amigos”, comemorou a aposentada Elizabete da Penha Silva, 61 anos, moradora do bairro São José.

Maria Antônia Francisca tem 68 anos, mora no São José e é aposentada e disse que, após iniciar a Caminhada Orientada, nunca mais foi internada por problemas relacionados à diabete e pressão arterial. “Minhas amigas me convidaram para participar da caminhada. Eu tinha glicose muito alta, devido a diabete e vivia passando mal. A minha pressão também vivia subindo. Hoje, graças ao Senhor Jesus e aos professores, que são tão atenciosos, eu nunca mais fiquei internada em nenhum hospital. Minha vida está mais ativa. Eu saio da caminhada e ainda passo roupa para fora e tomo conta de uma sobrinha. Depois ainda tenho que limpar a casa e fazer coisas como lavar roupa. É motivo de muita felicidade estar assim bem de saúde. Recomendo a todos que participem”.

“Eu sentia dores, enjoo e vivia com problemas de saúde. Minha autoestima aumentou e eu me sinto bonita, mais viva, mais alegre. Quando não estou aqui, sinto muita falta de tudo e de todos. Aqui a gente faz muitas amizades e os professores são muito carinhosos e pacientes”, contou a pensionista, Geralda de Souza Francisco, 68 anos, moradora do bairro São José.

Izabel Cristina Gonçalves, 62 anos, aposentada, além da Caminhada Orientada, participa do grupo de idosos Nova Geração e pratica exercícios em casa. “Eu não paro. Quero sempre fazer alguma coisa. Ando de bicicleta, participo da caminhada e do Nova Geração e ainda arrumo tempo para fazer zumba e ginástica, assistindo vídeos na Internet. Minha vida melhorou muito. Vale a pena aproveitar essas atividades oferecidas pela prefeitura”.

 

Jadson Teixeira, o Jajá, é o professor responsável pelas atividades realizadas de segunda a sexta-feira no Ginásio Gustavo Pereira, no bairro Fátima. “As inscrições estão abertas e quem estiver interessado deve comparecer aqui no ginásio e apresentar a documentação necessária. Contamos com quase 90 inscritos e quando alguns deles não comparecem procuramos saber o motivo. Nós fazemos visitas domiciliares e os resgatamos. Não há limite de vagas ou idade. Os benefícios da caminhada são muitos, mas podemos destacar casos de usuários que diminuíram o uso de medicamentos. Nosso grupo é bastante numeroso e fazemos um percurso que compreende os bairros: Freitas Soares, São José, Fátima, Jardim das Acácias e ainda na Vila dos Remédios, em Barra Mansa. Cada dia escolhemos alguns desses locais e caminhamos. São cerca de 6 quilômetros todos os dias”.

“Exercício físico é sinônimo de saúde. Além disso, participar dos programas esportivos, desperta o interesse pelas relações sociais, ,valorização do eu e ainda promove o bem-estar de uma maneira geral em qualquer pessoa. Sair do sedentarismo é dar valor ao corpo e à mente, transformando os hábitos e a realidade da vida de qualquer cidadão”, completou a prefeita Cida.

 

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996