sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Campanha alerta para combate ao abuso infantil

Campanha alerta para combate ao abuso infantil

Matéria publicada em 16 de maio de 2018, 10:53 horas

 


Dia Nacional contra Abuso alerta para a importância de se denunciar agressores. (crédito Divulgação)

Volta Redonda e Sul Fluminense – Denunciar o agressor e conquistar a confiança dos filhos. Estes são alguns itens importantes para se combater o abuso e a violência praticada contra crianças e adolescentes, apontados pela psicopedagoga Fátima Ribeiro Cardoso. Ela lembra, que o tema, cuja data é comemorada, nesta sexta-feira, 18, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Violência contra Crianças e Adolescentes, deve ser acompanhando com bastante atenção e, principalmente, estes casos devem ser denunciado para que o agressor seja punido.

Segundo a psicopedagoga, conquistar a confiança das crianças e adolescentes, através de diálogo sincero, é uma das alternativas mais eficazes, pois desta forma é possível mostrar que as possíveis vítimas desse abuso podem ser protegidas. E mais: as pessoas que cometem esse tipo de crime seguem uma tendência. Geralmente são próximas à família e do sexo masculino.

– Através do diálogo, instruindo sobre o respeito ao próprio corpo, que ninguém deve tocá-lo, aliada a educação nas escolas, através de leituras e rodas de conversa, sobre o tema, se tornam medidas eficazes contra esse tipo de abusos – ressalta a psicopedagoga, lembrando que a ajuda psicológica se torna fundamental bem como o apoio do  Conselho Tutelar.

Faça Bonito

A campanha Faça bonito visa sensibilizar, informar, mobilizar e incentivar a luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em memória do “Caso Araceli”, que ocorreu no Espírito Santo em 1973, foi escolhido o dia 18 de maio como Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Araceli, de oito anos na época, foi sequestrada, estuprada e morta por jovens na cidade de Vitória.

A CCR NovaDutra realiza, concessionária que administra a rodovia Presidente Dutra, também sai em defesa à luta contra o abuso infantil através da campanha ‘Proteja nossas crianças e adolescentes’.  As ações acontecem nesta sexta-feira, 18 de maio,  com a distribuição de 50 mil folhetos nas praças de pedágio ao longo da via Dutra, com reforço na programação da CCRFM 107,5 NovaDutra e no site da Concessionária.

Nos folhetos  que serão distribuídos nas praças de pedágio em diversas localidades, entre elas, Itatiaia, no Sul Fluminense; e Viúva Graça, na Baixada Fluminense, são alusivos ao tema, que incentivam a denúncia de crimes contra crianças e adolescentes, por meio do Disque 100.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. DISQUE 100

    Disque 100, é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da SPDCA/SDH. Trata-se de um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público, que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.

Untitled Document