ÔĽŅ Campanha alerta para combate ao abuso infantil - Di√°rio do Vale
terça-feira, 14 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Campanha alerta para combate ao abuso infantil

Campanha alerta para combate ao abuso infantil

Matéria publicada em 16 de maio de 2018, 10:53 horas

 


Dia Nacional contra Abuso alerta para a import√Ęncia de se denunciar agressores. (cr√©dito Divulga√ß√£o)

Volta Redonda e Sul Fluminense РDenunciar o agressor e conquistar a confiança dos filhos. Estes são alguns itens importantes para se combater o abuso e a violência praticada contra crianças e adolescentes, apontados pela psicopedagoga Fátima Ribeiro Cardoso. Ela lembra, que o tema, cuja data é comemorada, nesta sexta-feira, 18, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Violência contra Crianças e Adolescentes, deve ser acompanhando com bastante atenção e, principalmente, estes casos devem ser denunciado para que o agressor seja punido.

Segundo a psicopedagoga, conquistar a confiança das crianças e adolescentes, através de diálogo sincero, é uma das alternativas mais eficazes, pois desta forma é possível mostrar que as possíveis vítimas desse abuso podem ser protegidas. E mais: as pessoas que cometem esse tipo de crime seguem uma tendência. Geralmente são próximas à família e do sexo masculino.

– Atrav√©s do di√°logo, instruindo sobre o respeito ao pr√≥prio corpo, que ningu√©m deve toc√°-lo, aliada a educa√ß√£o nas escolas, atrav√©s de leituras e rodas de conversa, sobre o tema, se tornam medidas eficazes contra esse tipo de abusos ‚Äď ressalta a psicopedagoga, lembrando que a ajuda psicol√≥gica se torna fundamental bem como o apoio do ¬†Conselho Tutelar.

Faça Bonito

A campanha Fa√ßa bonito visa sensibilizar, informar, mobilizar e incentivar a luta em defesa dos direitos da crian√ßa e do adolescente. Em mem√≥ria do ‚ÄúCaso Araceli‚ÄĚ, que ocorreu no Esp√≠rito Santo em 1973, foi escolhido o dia 18 de maio como Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e a Explora√ß√£o Sexual Contra Crian√ßas e Adolescentes. Araceli, de oito anos na √©poca, foi sequestrada, estuprada e morta por jovens na cidade de Vit√≥ria.

A CCR NovaDutra realiza, concession√°ria que administra a rodovia Presidente Dutra, tamb√©m sai em defesa √† luta contra o abuso infantil atrav√©s da campanha ‚ÄėProteja nossas crian√ßas e adolescentes‚Äô. ¬†As a√ß√Ķes acontecem nesta sexta-feira, 18 de maio, ¬†com a distribui√ß√£o de 50 mil folhetos nas pra√ßas de ped√°gio ao longo da via Dutra, com refor√ßo na programa√ß√£o da CCRFM¬†107,5 NovaDutra e no site da Concession√°ria.

Nos folhetos ¬†que ser√£o distribu√≠dos nas pra√ßas de ped√°gio em diversas localidades, entre elas, Itatiaia, no Sul Fluminense; e Vi√ļva Gra√ßa, na Baixada Fluminense, s√£o alusivos ao tema, que incentivam a den√ļncia de crimes contra crian√ßas e adolescentes, por meio do Disque 100.

 

Um coment√°rio

  1. DISQUE 100

    Disque 100, √© um servi√ßo de prote√ß√£o de crian√ßas e adolescentes com foco em viol√™ncia sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Viol√™ncia Sexual contra Crian√ßas e Adolescentes, da SPDCA/SDH. Trata-se de um canal de comunica√ß√£o da sociedade civil com o poder p√ļblico, que possibilita conhecer e avaliar a dimens√£o da viol√™ncia contra os direitos humanos e o sistema de prote√ß√£o, bem como orientar a elabora√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas.

Untitled Document