segunda-feira, 23 de abril de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Campanha visa conscientizar população sobre vagas exclusivas em Resende

Campanha visa conscientizar população sobre vagas exclusivas em Resende

Matéria publicada em 21 de março de 2018, 18:35 horas

 


Conscientização: Ação, que será realizada nesta sexta, dia 23, terá como tema "Esta vaga não é sua nem por um minuto" - Divulgação

Conscientização: Ação, que será realizada nesta sexta, dia 23, terá como tema “Esta vaga não é sua nem por um minuto” – Divulgação

Resende – Como tema “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, a prefeitura visa conscientizar a população sobre a importância de se respeitar as vagas de estacionamento destinadas aos deficientes e idosos. Nesta sexta-feira (23), a Divisão de Educação para o Trânsito (DET) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito realizarão uma campanha no Calçadão de Campos Elíseos, chamando a atenção da população para a garantia desse direito. A ação contará com a participação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e de cadeirantes, que procurarão sensibilizar a sociedade sobre o assunto.
Desenvolvida das 13 às 16 h, a campanha terá como tema “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, numa alusão a um argumento muito utilizado pelas pessoas que estacionam nessas vagas exclusivas e que alegam que pararam no local muito rapidamente. Durante a atividade, a Divisão de Educação para o Trânsito vai ressaltar para os motoristas que este tipo de conduta é uma infração gravíssima, passível de multa no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.
– Nossa intenção com esta ação é conscientizar os motoristas sobre o uso correto dessas vagas, evitando a aplicação de multas e transtornos no dia a dia, além de preservar o direito das pessoas idosas e com deficiência. É uma ação educativa, pois acreditamos que educar é o melhor caminho para prevenir – explicou a coordenadora do DET, Ana Lúcia Abranches.

Cartão do Idoso

Durante a ação no Calçadão uma equipe da DET atenderá as pessoas que quiserem fazer o Cartão do Idoso, documento que permite estacionar nas vagas demarcadas para este segmento em toda a cidade. Os interessados em dar entrada no documento, destinado aos maiores de 60 anos, devem comparecer ao local apresentando os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Após o preenchimento do formulário, a própria equipe da DET dará início ao processo para geração do cartão e o idoso só terá que comparecer na Prefeitura para apanhar o documento já pronto.

Outras atividades

Além da ação realizada no dia 23, em Campos Elíseos, a campanha se estenderá também para outra atividade a ser realizada no próximo dia 27, das 13 às 16 h, nas imediações do Empório Royale, no Manejo. Neste dia, a campanha contará com a participação de integrantes do projeto Gente Eficiente e abordará os mesmos temas do dia 23, porém sem o serviço de confecção do Cartão do Idoso.

 

Um comentário

  1. Têm que fazer campanha não é pura tolice, têm é que multar conforme é previsto no código de trânsito, educar o motorista de verdade é fazer pesar no bolso, outro fato é que se a guarda não multa está cometendo crime de prevaricação, para que se ateste isso é só verificar o número de ocorrências que são registradas por esses mesmo, depois disso gastam muito dinheiro para fazer panfletos, camisas sendo algo que já deveria estar sendo praticado por quem de lei deveria fazê-lo, há jusrisprudência do STF com relação a guarda municipal multar. Falta é a conscientização de seu comandante fazê-lo.

Untitled Document