ÔĽŅ CEG nega vazamento de g√°s em Volta Redonda - Di√°rio do Vale
terça-feira, 14 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / CEG nega vazamento de g√°s em Volta Redonda

CEG nega vazamento de g√°s em Volta Redonda

Matéria publicada em 7 de fevereiro de 2018, 13:18 horas

 


Prefeitura e Inea paralisam manutenção da rede de gás

Autua√ß√£o: √ďrg√£o municipal autuar√° a CEG-Rio por n√£o ter comunicado a SMA pelo vazamento de produto qu√≠mico gasoso na cidade - Gabriel Borges- Secom/VR

Autua√ß√£o: √ďrg√£o municipal autuar√° a CEG-Rio por n√£o ter comunicado a SMA pelo vazamento de produto qu√≠mico gasoso na cidade – Gabriel Borges- Secom/VR

Volta Redonda

O forte cheiro de g√°s que foi sentido pela popula√ß√£o na manh√£ de hoje (7),est√° causando pol√™mica. Al√©m de in√ļmeras reclama√ß√Ķes dos moradores, houve a desconfian√ßa de vazamento de g√°s no munic√≠pio. A Companhia Estadual de G√°s (CEG) informou que n√£o houve nenhum caso de vazamento e sim uma manuten√ß√£o na esta√ß√£o, onde fica localizado o sistema de odoriza√ß√£o do g√°s. Por√©m, os t√©cnicos do Instituto Estadual Ambiental(Inea) e da secretaria municipal de Meio Ambiente, que estiveram no local da manuten√ß√£o, paralisaram a obra, pois a empresa n√£o comunicou sobre o vazamento de produto qu√≠mico gasoso ocorrido na Avenida Integra√ß√£o, na altura do bairro Vila Americana.
Em nota, a Ceg Rio explicou que n√£o houve nenhum escapamento de g√°s na rede que abastece Volta Redonda. ‚ÄúA Companhia informa que o cheiro que est√° sendo percebido pela popula√ß√£o √© proveniente de manuten√ß√£o na esta√ß√£o onde est√° instalado o sistema de odoriza√ß√£o do g√°s natural. A Companhia pede desculpas pelo inc√īmodo causado e esclarece que esse procedimento n√£o representa risco de seguran√ßa √† popula√ß√£o‚ÄĚ, informou.
O √≥rg√£o municipal afirmou que vai autuar a empresa por n√£o ter comunicado a cidade pelo vazamento de produto qu√≠mico gasoso. O Inea pode multar a companhia por danos ambientais. O odor, segundo a secretaria municipal, √© proveniente do g√°s chamado de Mercaptano, que √© misturado com o g√°s natural (inodoro). Ainda de acordo com t√©cnicos da SMA, o Mercaptano n√£o faz mal √† sa√ļde e serve para facilitar a detecta√ß√£o de um vazamento porque os gases inodoros s√£o extremamente perigosos. O Mercaptano, no entanto, pode causar mal estar em pessoas se estiver em grande concentra√ß√£o. Al√©m disso, foi constatado pelos t√©cnicos da prefeitura que os trabalhadores da manuten√ß√£o da CEG n√£o estavam com os Equipamento de Prote√ß√£o Individual (EPIs) completos. Neste caso, √≥rg√£o municipal vai comunicar o ocorrido ao Minist√©rio do Trabalho e Emprego, respons√°vel pela essa fiscaliza√ß√£o. ‚ÄúPor obriga√ß√£o, todas as empresas devem comunicar aos √≥rg√£os ambientais quando ocorrem acidentes como esse‚ÄĚ, afirmou a secret√°ria municipal do meio ambiente, Daniela Vasconcelos.

5 coment√°rios

  1. Village Santa Helena também apresentou forte cheiro de gás.

  2. Isto é falta de fiscalização do Inea ,eles só aparecem para multar , levantem a bunda da cadeira e vão trabalhar órgão multador.Não ajudam em nada.

  3. neste mato tem coelho

  4. MORADOR DE VOLTA REDONDA

    Houve cheiro forte também no bairro Aterrado, na rua da Capela Mortuária. O INEA tem que apertar a fiscalização, cortaram a cidade inteira para passar os tubos de gás. Quem garante a eficácia dos serviços.
    O vazamento de gás é muito perigoso.

  5. Por volta de 10 horas da manhã o odor de gás era fortíssimo nas esquinas de Amaral Peixoto com Benedito L. Bragança, e também na rua do IMJA.

Untitled Document