Centro de Controle de Zoonoses é reaberto em Resende

by Diário do Vale

Resende –  Depois de mais de um ano sem atendimento ao público, o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de Resende foi reaberto, com consultório veterinário, fazendo cirurgias básicas e programando feira de filhotes mensais, para adoção responsável.

Mantido pela prefeitura de Resende, o CCZ, localizado na Rua Eurídice Paulino de Almeida, 320, no bairro Vicentina II, realizou no mês de janeiro, 37 pequenas cirurgias de castração em cães e gatos (machos e fêmeas) para maior controle da população animal na cidade.

O CCZ é o símbolo da luta em Resende contra o Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, zika e chikungunya. Além disso, combate pragas e vetores, como ratos, escorpiões e cobras.

São os funcionários do CCZ, os vigilantes sanitários, que visitam residências e recolhem amostras nas residências para detectar focos de mosquitos. A entidade abriga ainda um laboratório de análises de insetos, um gatil, canil, curral para animais de grande porte apreendidos (equinos e bovinos). A reestruturação do local, em janeiro, trouxe de volta as chamadas protetoras, pessoas que cuidam de animais abandonados.

O coordenador do CCZ Resende, médico veterinário Rodrigo Campos Teixeira, conta que o CCZ terá em breve uma recepção para o público.

– Esse prédio estava abandonado, o canil ocupado com entulhos e o atendimento ao público suspenso. A equipe fez diversas modificações, criamos um consultório veterinário, reorganizamos o canil e criamos uma agenda especial de atendimento ao público, sendo na segunda, terça e quarta-feira para o público em geral. Às quintas e sextas-feiras o atendimento é destinado aos animais encaminhados pelas protetoras e representantes de ONGs – explicou o coordenador.

Atendendo solicitação do prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD), o CCZ já tem um plano de atuação para este ano, que vai levar em conta a sugestão das protetoras de animais, que são: a reabertura do consultório veterinário, a realização de feira de filhotes com adoções responsáveis e a realização de procedimentos cirúrgicos básicos. O coordenador do CCZ explicou como será o funcionamento do local nos próximos meses.

– Até o dia 30 de abril o CCZ Resende deverá realizar 400 cirurgias em cães, com agenda já marcadas. No dia 17 de abril serão reabertas as inscrições para novos procedimentos básicos. O canil do CCZ levará para a próxima feira de animais domésticos três cães adultos que precisam receber treinamento social antes da adoção, além de vinte filhotes de raças diversas – finalizou Rodrigo.

Outras informações através dos telefones: (24) 3360-9690 e 3360-5186.

Além de consultório veterinário, espaço realiza cirurgias básicas como castração de cães e gatos (foto: Divulgação)

Além de consultório veterinário, espaço realiza cirurgias básicas como castração de cães e gatos (foto: Divulgação)

 

You may also like

2 comments

liberdade e propriedade 15 de fevereiro de 2017, 13:04h - 13:04

Legal. Tem só que combater umas ocupações irregulares que estão acontecendo ao redor desse CCZ e do Ciep. Resende não tem favelas! Estou de olho!

Dutra 14 de fevereiro de 2017, 22:22h - 22:22

Parabéns Prefeitura de Resende, que este trabalho siga firme e forte ajudando a essas diversas pessoas que desprendem grande parte de suas vidas pelo amor aos animais.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996