Familiares de pacientes com Alzheimer em Volta Redonda participam de encontro

by Diário do Vale
Mais saúde: De quinze em quinze dias técnicos da unidade abordam temas sobre o dia a dia de quem cuida de uma pessoa com a doença (Foto: Divulgação PMVR)

Mais saúde: De quinze em quinze dias técnicos da unidade abordam temas sobre o dia a dia de quem cuida de uma pessoa com a doença
(Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda- A equipe do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro Dia Synval Santos – realiza reuniões quinzenais com familiares de pessoas atendidas pela unidade da Secretaria de Ação Comunitária. De acordo com a coordenadora do centro, a psicóloga Danielle da Silva Freire, as reuniões abordam temas do dia a dia de quem cuida de um familiar com Alzheimer. Anteontem ocorreu um encontro para explicar sobre a importância da fisioterapia no cuidado com os pacientes.
– A reunião é também uma oportunidade de conversarmos com os familiares sobre o que mudou na vida deles depois que os idosos começaram a frequentar o Centro Dia Synval Santos. A maioria relata uma diminuição do stress, muito grande para quem cuida de alguém com Alzheimer – relatou a coordenadora, acrescentando que pelo menos dois trabalhos acadêmicos estão sendo feitos com base na experiência Centro Dia Synval Santos – o primeiro centro público especializado no atendimento a pessoas portadoras da doença de Alzheimer do Brasil.
Irema Manhães Martins, de 73 anos, cuida sozinha do marido com Alzheimer, Raimundo Santana Martins, de 83 anos, e afirmou que o apoio da equipe é fundamental.
– Eles têm uma equipe maravilhosa, meu marido mudou. Ficou mais feliz, bem disposto, melhorou muito. Aqui ele é recebido com muito carinho, e nós também, e isso fez toda a diferença na minha vida – disse Irema. Rafael Dias Guimarães, de 29 anos, disse que começou a cuidar da avó Dorvalina Dias Gaudêncio, que tem Alzheimer, depois de perceber como o stress estava afetando a vida da família.
– Minhas tias é que cuidavam dela, mas percebi que a personalidade delas mudou, porque o stress é muito grande. Me ofereci para cuidar da minha avó e procuramos o Centro Dia. Aqui é um lugar que nos dá uma motivação muito grande, porque vemos que outras pessoas passam pelas mesmas dificuldades, e recebem todo o apoio da equipe daqui. Sei que a doença continua, mas minha avó agora é outra pessoa, a autoestima dela aumentou muito, e nós estamos muito mais tranquilos – relatou.

Confiança

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, também participou da reunião e destacou a confiança das famílias no trabalho desenvolvido no Centro.
– Volta Redonda é referência em várias áreas: Saúde, Esporte, Saneamento, Assistência Social, onde o Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares é uma experiência de muito êxito. E este sucesso se deve muito a vocês, que confiaram no nosso trabalho quando deixaram seus familiares passarem a manhã e tarde conosco – disse Munir, ressaltando que a entrada do usuário para o Centro segue uma série de critérios.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996