quinta-feira, 15 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / ‘Cílios do Paraíba’: Projeto vai reflorestar trecho do Rio Paraíba em Porto Real

‘Cílios do Paraíba’: Projeto vai reflorestar trecho do Rio Paraíba em Porto Real

Matéria publicada em 4 de maio de 2018, 17:57 horas

 


Porto Real – O Polo Urbo Agro Industrial de Porto Real, que margeia o Rio Paraíba do Sul, vai receber reflorestamento em uma área equivalente a cinco mil m2. E mais: na região da Mina Dom Pedro II será criada uma área verde de lazer com mais 650m2. Trata-se do projeto “Cílios do Paraíba”, uma iniciativa idealizada e financiada pelo Ceivap (Comitê Médio Paraíba do Sul), que conta com o apoio da prefeitura, através da cessão do terreno, movimentação de terra, licenciamento, fornecimento de energia e manutenção do espaço.
O projeto será dividido em três etapas: reflorestamento de Área de Proteção Ambiental; criação do Espaço Cílios do Paraíba e a implantação de um programa de educação ambiental. Além de recuperar o meio ambiente, o objetivo é criar um espaço com uso de materiais sustentáveis, que visa boas práticas ambientais e assim promover melhoria da qualidade de vida dos frequentadores.
O especialista em recursos hídricos da Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), Leonardo Guedes, explicou como se deu a contemplação de Porto Real com o projeto. “Porto Real e Pinheiral foram contemplados por atenderem os requisitos mencionados no Edital de Manifestação de Interesse realizado no ano de 2016, entre eles: área pública disponível para a construção do espaço verde e de relevo favorável para execução do projeto.
Os prefeitos assinaram um Termo de Compromisso, onde constam as atribuições dos municípios, do Comitê Médio Paraíba do Sul e da Agevap. Ao Comitê cabe a deliberação sobre a destinação dos recursos; à Agevap cabe a contratação da empresa para a produção do projeto arquitetônico e de sua implantação e à prefeitura cabem a movimentação de terra, disponibilização de água e energia e o zelo pela integridade e manutenção do espaço e do reflorestamento após a finalização das atividades da empresa”.
O secretário de Meio Ambiente, Reinaldo José Raimundo, relatou que esse ocorrerá a construção do Espaço Cílios do Paraíba. “O contrato com a empresa responsável pela execução do projeto é de 18 meses. A previsão de término da construção da área verde é de 6 meses, a partir do início das obras, que acontecem ainda neste semestre. A Licença Ambiental de Instalação já foi liberada e o Alvará da área será expedido dentro de alguns dias. Após isso, o projeto dará o devido seguimento”, esclareceu o secretário de Meio Ambiente, Reinaldo José Raimundo.
Os representantes do Comitê Médio Paraíba do Sul e da Agevap se reuniram com o prefeito Ailton Marques e com o secretário de Meio Ambiente, Reinaldo José Raimundo, na quinta-feira (03), e receberam a Licença Ambiental de Instalação da área contemplada. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito.
-É uma grande honra para o município poder contribuir para a preservação do meio ambiente, trazendo mais qualidade de vida à população. Agradecemos a todos que contribuíram para que nossa cidade pudesse ser uma das escolhidas para receber esse projeto de tão grande valia – destacou o prefeito.

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document