Comitê do Paraíba do Sul completa 20 anos de criação

by Diário do Vale

Rio – Em comemoração aos 20 anos de criação do Ceivap (Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul), o secretário estadual do Ambiente e presidente do Comitê, André Corrêa, e os membros da diretoria colegiada Rutnei Morato Erica, representando São Paulo, e Maria Aparecida Vargas, de Minas Gerais, homenagearão nesta sexta-feira (11) instituições e gestores que contribuíram para o fortalecimento do Comitê e aprimoramento da gestão de recursos hídricos diante da maior seca vivenciada na Região Sudeste nos últimos 85 anos.

Entre as medidas que possibilitaram atravessar a crise hídrica sem risco de racionamento, com a economia de mais de 3 trilhões de litros d´água, está a contingência da vazão dos reservatórios da Bacia do Rio Paraíba do Sul, o que demandou a adaptação emergencial da captação hidráulica de diversos municípios que dependem da principal fonte de abastecimento público do Estado do Rio de Janeiro, assim como de empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz, localizadas na foz do rio Guandu.

Na ocasião também será celebrado o Protocolo de Intenções para a cooperação técnica acadêmica entre a Agevap (Agência de Bacia do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), Ceivap, com a participação de seus subcomitês estaduais fluminenses e mineiros, e a ONG alemã BDZ (“Centro de Treinamento e Demonstração para Tratamento de Esgoto Descentralizado”), do Estado da Saxônia, visando a realização de estudos, pesquisas, consultorias, conferências, publicações, cursos e programas de capacitação para ações de Gestão e Governança de Recursos Hídricos.

Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, o Ceivap é um colegiado com representação de três estados que compõem a bacia: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Possui representantes dos poderes municipal, estadual e federal, usuários e sociedade civil organizada. O Comitê tem como atribuição fazer a gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, sendo responsável por definir a forma de aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água com base no plano de bacia.

A Bacia do Rio Paraíba do Sul ocupa 3% do território brasileiro, sendo responsável por 15% do PIB do país e pelo abastecimento de 70% da população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

You may also like

1 comment

santos 10 de novembro de 2016, 14:52h - 14:52

ate agora não vi o que de concreto este orgãos fizeram pra melhorar as condições dos rios e seus afluentes, na bacia do rio paraiba do sul ,so melhoria de captação de agua bruta com fornecimento de conjuntos motos bombas flutuantes, mais fiscalização como represamento de rios ,lagos feitos dentro de córregos, e reflorestamento de nascente .

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996