Comunidades do Aventureiro e Escalvado poderão ter sistema de energia solar

Por Diário do Vale

Angra dos Reis – As comunidades da Vila do Aventureiro, na Ilha Grande, e Escalvado, na Ilha da Gipoia, poderão ter sistemas alternativos de geração de energia por meio de chapas fotovoltaicas (energia solar). Para conhecerem o projeto, representantes das duas comunidades reuniram-se na semana passada com a concessionária de energia Ampla S.A., na sede da Fundação de Turismo TurisAngra, sob a coordenação da gerente de projetos da fundação, Amanda Hadama. A implantação dos sistemas seria feita pela empresa, a partir do interesse dos moradores. Atualmente as duas comunidades não são atendidas pela rede elétrica convencional.

Durante o encontro, a empresa explicou o sistema que prevê placas solares individuais em cada residência que fizer a adesão. Embora haja restrições de carga, a energia solar constitui uma energia limpa e renovável, o que gera enorme ganho ambiental. Por não causar impacto, esse sistema não requer licença ambiental, somente uma autorização. Na prática, isso significa que em alguns meses, essas comunidades já poderão estar plenamente atendidas pelo projeto. Além de tornarem-se um modelo para outras comunidades da Ilha e do continente, ainda não plenamente assistidas com o abastecimento de energia.

– A Fundação TurisAngra, no âmbito da coordenação do Grupo de Trabalho da Ilha Grande (GT), está incentivando a adoção de células de energia solar como alternativa para as quedas frequentes de abastecimento na localidade. Além de ser mais adequada até mesmo para a natureza do turismo que devemos incentivar no local. A proposta para estas duas localidades, se der certo, será mais uma prova da segurança deste sistema para comunidades remotas – opinou Klauber Valente, presidente da TurisAngra.

Há cerca de um mês, durante a última reunião ordinária do GT da Ilha Grande, a Ampla já havia apresentado em detalhes, seu plano de investimentos na distribuição e substituição do cabo submarino principal que abastece a Ilha Grande. O investimento será de quase R$ 22 milhões e deve ser concluído até dezembro deste ano.

Durante o encontro com os moradores de Aventureiro e Escalvado, a empresa também informou que uma licitação já foi realizada para a compra das placas fotovoltaicas. O passo seguinte será mapear as residências que têm interesse em adotar o projeto. Formulários de adesão foram distribuídos para as duas comunidades que devem devolvê-los à TurisAngra até o dia 12. A manutenção dos equipamentos será feito pela concessionária e o usuário poderá desistir do sistema a qualquer momento se desejar.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996