Coordenador de prevenção às drogas realiza palestra para estudantes de Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – Os alunos do nono ano da Escola Municipal Jiulio Caruso, no Conforto, participaram na manhã desta terça-feira (19) de uma palestra sobre os perigos e consequências do uso de entorpecentes. O evento foi realizado pela Coordenadoria de Prevenção às Drogas de Volta Redonda, em parceria com a secretaria de Educação, aconteceu no auditório da unidade escolar e reuniu 83 estudantes.

De acordo com o coordenador de Prevenção às Drogas, Ricardo Vinícius Cunha, a ação é um piloto do Programa Escola Preventiva, cujo objetivo é levar em 2018 para todas as escolas, um projeto sistemático de prevenção ao uso de drogas.

No encontro, Ricardo alertou os adolescentes sobre malefícios de substâncias entorpecentes. “A droga transforma as pessoas em quem elas não são. As pessoas precisam se inspirar em quem não necessita disso para se divertir. A dica que dou é para procurarem fontes de prazer que não sejam químicas”, disse.

Além da aula de conscientização, Ricardo exibiu para os alunos, vídeos com relatos de pessoas usuárias de drogas, que falaram sobre as sensações e os estragos que isso causou na própria vida e na de seus parentes. O coordenador mostrou, ainda, reportagens sobre acidentes gerados por consequência do uso do álcool, maconha, entre outras substâncias. O objetivo foi levar os estudantes à reflexão.

Uma estudante de 15 anos, moradora do bairro Mangueira, elogiou o tema da palestra e reforçou a importância de saber dizer não. “É uma forma de não ser influenciada por grupos. O que mais vejo são pessoas fazendo o que não querem fazer. A palestra abriu os meus olhos e mostrou que não podemos permitir que a droga nos domine. São esclarecimentos que nos ajudam a lidar com a situação”, ressaltou.

A secretária de Educação, Rita de Cássia Andrade, lembrou que a droga é um problema social, de saúde e de segurança pública. “A escola acaba absorvendo isso. Os jovens precisam ter essas informações, com profissionais legitimados, para ajudar na prevenção. Toda ajuda é sempre bem-vinda”, concluiu.

Na sala: Alunos da Escola Municipal Jiulio Caruso, no Conforto, participam de palestra contra às drogas (Foto: Divulgação)

Na sala: Alunos da Escola Municipal Jiulio Caruso, no Conforto, participam de palestra contra às drogas (Foto: Divulgação)

You may also like

2 comments

Gilberto Fernandes 25 de setembro de 2017, 17:56h - 17:56

Parabéns a Prefeitura por ter colocado pessoas que realmente tem respaldo na Coordenadoria Municipal de Prevenção as drogas, Ricardo Cunha!! Tenho certeza que teremos verdadeiramente trabalhos de Prevenção em nossa cidade.

SEVERINO 21 de setembro de 2017, 20:31h - 20:31

Isso sim é que palestra de esclarecimento para os nossos jovens. Ficar querendo incutir na cabeça das crianças e jovens, esse negócio de que menino pode beijar menino, menina idem com menina, não é assunto para escola. Afinal de contas Escola não é Parada Gay.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996