quinta-feira, 18 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prevenção: Alunos de escolas municipais de Pinheiral participam de programa contra às drogas

Prevenção: Alunos de escolas municipais de Pinheiral participam de programa contra às drogas

Matéria publicada em 29 de novembro de 2016, 15:38 horas

 


Quase cem alunos participam de formatura de conclusão de curso realizado em parceria com a PM

proerd

Foto: Divulgação

Pinheiral – “Eu prometo aos meus pais, professores, colegas e a mim mesmo que, para manter meu corpo saudável, vou sempre ficar longe das drogas e da violência e dar respostas seguras e adequadas se sofrer qualquer tipo de pressão”. Esse foi o juramento feito por 98 crianças, alunos do 5º ano das escolas municipais Rosa Guedes, Manoel Teixeira e Professora Domingas Alves Ferreira de Pinheiral que ontem se formaram pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

A cerimônia de formatura aconteceu no auditório do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira. O Proerd é um programa do Governo Federal adquirido com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e que, no município, conta com uma parceria entre a prefeitura, através da secretaria de Educação e da Polícia Militar. Na ocasião, os jovens receberam certificado que oficializa o compromisso de serem multiplicadores dos ideais do programa.

O subtenente da Polícia Militar, Davi Santana, destacou o orgulho do projeto. “Sentimo-nos muito orgulhosos, pois temos muita confiança em cada um de vocês. Que vocês compartilhem conosco a construção de uma sociedade mais justa, mais segura e, sobretudo, livre das consequências do abuso de drogas”, disse, também como pai de uma jovem de 14 anos. “Não estou satisfeito com a nossa realidade. Precisamos de resgate de valores, devemos nos preocupar mais uns com os outros, deixar a tecnologia um pouco de lado e olhar mais nos olhos”, explicou.

A secretária de Educação, Cleonice Pires, se referiu à cerimônia como um momento de reflexão. “Força e resistência para dizer não às drogas. Com certeza esse dia vai fazer parte da história de vocês”, disse Cleonice.

Quem também prestigiou o evento foi o prefeito José Arimathéa Oliveira. Ele falou das obrigações e das dificuldades da administração pública e ressaltou que ‘se não fosse o empenho de uma equipe compromissada, o município não teria vitórias como a de hoje’.

“Fica o desafio às escolas, para que deem continuidade a este tão importante programa, e aos pais, para que fortaleçam cada vez mais esta caminhada contra as drogas”, frisou Arimathéa..

Homenageada pelas professoras e pelos alunos pelo auxílio em situações de conflito, a cabo Flávia disse da alegria e entusiasmo em ver as famílias envolvidas no projeto. “Que vocês saibam desviar desse caminho que pode deixar consequências negativas em suas vidas”, lembrou.

As diretoras das unidades envolvidas na formatura, Neyde Aparecida, Mauricéa Reis e Joelma Alvernaz, também participaram do evento e destacaram a eficiência do programa que, comprovada por pesquisas realizadas no mundo inteiro por órgãos de renome, promove um importante elo entre a escola, a polícia e as famílias.

Redações

Outro momento de destaque do evento foi a apresentação de redações feitas por alunos que participaram do curso. “Aprendi com o Proerd muitas coisas sobre as drogas. Aprendi também que devemos ter forças para resistir a elas e à violência. Você sempre tem que tomar suas decisões com ajuda dos quatros passos do Modelo de Tomada de Decisão do Proerd: defina, analise, apure e avalie. Assim, você saberá as consequências que você quer pra sua vida e poderá fazer escolhas responsáveis. Eu recomendo Proerd para todo mundo!”, citou Letícia de Souza, aluna do 5º ano da Escola Municipal Professora Domingas Alves Ferreira, arrancando aplausos emocionados do público.

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas tem como principal objetivo prevenir o uso de entorpecentes entre jovens. O projeto tem como base o DARE (Drug Abuse Resistance Education), implantado em 1983 em Los Angeles (EUA) e hoje estendido aos 50 estados americanos e mais de 40 países.
O Proerd é um programa educativo, preventivo e estratégico composto por 17 lições ministradas a crianças de nove a 12 anos, ao longo de um semestre letivo, sendo uma aula semanal. As aulas ensinam aos alunos, dentre outras teses, a reforçar a autoestima, lidar com as tensões, resistir às pressões dos colegas e desenvolver a civilidade.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Prevenção é e sempre será a melhor medida de combate, Parabéns ao programa desenvolvido junto com a Policia Militar. Que esse programa vem se expandir em TODOS os nossos MUNICIPIOS do BRASIL

Untitled Document