Crise reduz viagens em feriados

by Diário do Vale
Economia: Aumento de diversas tarifas no início do ano foi um dos fatores que assustaram turistas Foto: Arquivo

Economia: Aumento de diversas tarifas no início do ano foi um dos fatores que assustaram turistas
Foto: Arquivo

Volta Redonda –

O gostinho por viagens a cada feriado, hábito que se tornou comum entre os brasileiros, já não tem sido uma regra. Este ano, as famosas esticadinhas em passeios, durante os dias prolongados de folga, sofreram redução considerável. Em boa parte das agências de turismo de Volta Redonda, as vendas de pacotes de viagens, estão bem abaixo do praticado ano passado. Agentes de turismo estimam, em alguns casos, redução de até 30% na movimentação de turistas durante as datas festivas, deste ano.

As estatísticas revelam uma queda ainda maior para o feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalhador, comemorado na próxima sexta-feira, cuja procura por pacotes para viagens, nesta data, tem sido muito pequena. Os motivos, segundo profissionais da área, são diversos. Um deles é o aumento do dólar que passa da casa dos R$ 3. A economia apertada, com aumento de diversas tarifas, logo no início do ano, também acabou assustando boa parte dos brasileiros que temendo uma crise econômica, já cortaram custos, principalmente, com viagens.

Outro fator que vem pesando contra os brasileiros que gostam de viajar são os feriados com datas bem próximas. Um bom exemplo é o mês de abril, com dois feriados em apenas uma semana – Tiradentes, dia 21, terça-feira, e São Jorge, dia 23, quinta-feira.

– Por mais que as pessoas tenham se preparado, fica difícil deixar a cidade em todos os feriados, principalmente neste mês – ressaltou a agente de viagens, Elizabete França, que estimou uma redução nas vendas de pacotes, este ano, em pelo menos 50% em relação a 2014.

– O movimento caiu bastante, porque a classe média passou a ter gastos ainda maiores com despesas diárias e consequentemente cortou o turismo do orçamento caseiro – acrescentou a agente de turismo, acreditando que o movimento no setor deva aumentar durante o feriado de Corpus Christi, em 04 de junho, uma quinta-feira.

Embora tenha estimando uma redução um pouco menor nas vendas deste ano, girando em torno de 40%, em comparação com 2014, em outra agência de turismo, a procura por pacotes para 1º de maio também vem seguindo a tendência do mercado e a data parece não estar animando o voltarredondense a fazer passeios para lugares mais distantes. “Ainda não vendi nenhuma viagem para esta data, mas acredito que este feriado não deva ser de grande movimento para lugares mais distantes”, ressaltou outra agente de viagens Elizabete de Souza.

 Em casa

O feriado de 1º de maio não empolgou nem mesmo a aposentada Maria do Carmo Procópio, de 63 anos, bastante conhecida no setor de turismo, por atuar como sócia em uma agência de viagens, função que permite a ela, realizar diversos passeios durante o ano. A aposentada afirma que esta data nunca foi atrativa para os passeios mais distantes. “Geralmente é um feriado curto e não compensa deixarmos a nossa cidade para passeios mais distantes”, ressaltou a aposentada, antecipando que já tem uma agenda de passeios definidas para outros feriados do ano, inclusive férias de julho e dezembro.

– Vamos a Europa, Gramado, enfim já temos um roteiro bem dinâmico – concluiu Maria do Carmo, considerando que a procura por viagens internacionais caiu bastante em função do valor do dólar e euro.

You may also like

1 comment

marcio bigode 25 de abril de 2015, 21:24h - 21:24

fui embarcar minha filha para SP as 7:00 eis que a rodoviária parecia um banheiro pelo suas escadas , acho que teremos que gradiar a rodoviária para nosso socorro!!!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996