terça-feira, 22 de Maio de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Defesa Civil de Itatiaia dá dicas preventivas em caso de tempestades de verão

Defesa Civil de Itatiaia dá dicas preventivas em caso de tempestades de verão

Matéria publicada em 23 de Janeiro de 2018, 17:49 horas

 


Prevenção: Defesa Civil alerta que moradores devem ficar atentos às chuvas fortes - Cristiano Braga - AECOM

Prevenção: Defesa Civil alerta que moradores devem ficar atentos às chuvas fortes – Cristiano Braga – AECOM

Itatiaia

Com a chegada do verão, as chuvas fortes são mais comuns, por isso a Defesa Civil do município ressaltou sobre a importância de medidas preventivas que devem ser adotadas durante essas ocasiões para evitar transtornos e possíveis danos.
A principal dica é construir somente em locais seguros para evitar acidentes. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Valdair do Nascimento, quando o morador for iniciar uma construção deve procurar um técnico para orientar sobre a obra e regularizar a mesma junto a Secretaria de responsável, na prefeitura. Outra orientação é que o morador evite fazer cortes nos barrancos e movimentação de terras, principalmente durante o período chuvoso. A retirada pode causar a ruptura do local e causar acidentes. Também devem ser evitadas construções próximas a barrancos e muros de contenção.
– Alguns cuidados são muito importantes. Nos barrancos optem por plantar pequenas árvores frutíferas ou rasteiras, elas aderem melhor o solo e dificultam o deslizamento. Solicitamos a todos ainda que não desmatem, pois tanto as árvores, como as demais vegetações servem para conter os deslizamentos”, frisou o coordenador da Defesa Civil, lembrando que em caso de dúvidas quanto as espécies de árvore os moradores podem buscar orientações junto a Secretaria de Meio Ambiente. No que se refere ao plantio de árvores, a Defesa Civil pede que os moradores que evitem plantar limoeiro, bananeiras e coqueiros nas encostas, uma vez que as folhas, troncos e raízes dessas plantas favorecem ao acúmulo de água no solo, podendo ocasionar deslizamentos.
A instalação e limpeza das calhas de chuva nas residências e comércios e o acondicionamento e direcionamento correto do lixo por parte dos moradores é outra forma de prevenção importante. O lixo ou entulho jogado nas encostas durante as chuvas podem escorregar e entupir drenagens e causar danos à residência. É importante também que o lixo não seja jogado junto à terrenos baldios, bueiros, quintais, córregos ou na rua. O coordenador frisou ainda que a prevenção ajuda a evitar acidentes, e reforçou que é importante também que as pessoas fiquem atentas a problemas estruturais nas residências, como trincas e rachaduras, que podem indicar problemas de estrutura e risco de queda. Muros com estrutura estufada, postes e árvores inclinadas podem estar relacionados à movimentação de terra e, portanto, com risco de queda. “Nossa orientação maior é que as pessoas fiquem sempre atentas, acompanhem os boletins meteorológicos e a qualquer sinal de perigo mantenham a calma e busquem imediatamente ajuda da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros”, explicou Valdair.
No caso das chuvas fortes, que geralmente vem acompanhada de raios, a Defesa Civil ressaltou que é fundamental que os moradores desliguem os aparelhos das tomadas para evitar curto circuito nos equipamentos. Outra dica é não se abrigar embaixo de árvores. Também é importante que todos fiquem atentos aos níveis d’água e não se arrisquem a atravessar a pé ou com carro em ruas ou em áreas de inundação ou alagadas. A Defesa Civil fica localizada na Secretaria de Ordem Pública, junto a Rodoviária Municipal, na Rua Wanderbilt Duarte de Barros, S/N, Centro, funcionando de segunda a sexta, das 08 às 17 h. O telefone de contato 199 e (24) 3352-1151. Aos sábados, domingos e feriados o órgão pode ser acionado 24 horas através do telefone da Guarda Civil Municipal 153 ou (24) 3352 6752.

 

Untitled Document