Defesa Civil divulga balanço e fala sobre metas para 2018

by Diário do Vale

Itatiaia – Um relatório da Defesa Civil apontou as principais atividades desenvolvidas em 2017 e as metas e os projetos previstos para 2018. Entre as ações, estão as vistorias em áreas de risco, a retirada de enxames de abelhas por um apicultor, simulado de evacuação na Escola Municipal Wagner Guimarães, entre outros. A Defesa Civil também realizou quatro parcerias com órgãos Governamentais Especializados em Catástrofes e Prevenção.

As parcerias foram firmadas com o Corpo de Bombeiro do Rio de Janeiro, a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro e com o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEM).

Ao longo do ano o órgão participou ainda de reuniões do Plano de Auxílio Mútuo da Região das Agulhas Negras (PAM-RAN). O Plano, que conta com a participação de empresas e órgãos da região, como o Corpo de Bombeiros, busca a integração de todos os participantes para que juntos possam compartilhar recursos humanos e materiais nas situações de emergências.

A fim de alertar e orientar a população e os turistas, também foram afixadas pela Defesa Civil, placas de alertas nos balneários e cachoeiras da cidade para sinalizar os principais pontos com índices de acidentes. Entre as informações descritas está à ausência de salva vidas no local, cheias repentinas, correnteza forte e pedra escorregadia, além do perigo de saltos.

Outro trabalho realizado periodicamente foi o acompanhamento detalhado da chuva, por meio dos pluviômetros automáticos instalados no município e o monitoramento climático por meio de sites especializados como o Inea e INPE.

– Durante todo esse ano desenvolvemos ações de prevenção e estivemos atentos a todos os chamados da população, atendendo todos prontamente. Porém, gostaríamos de aproveitar a oportunidade e alertar a população para que também faça a sua parte tomando alguns cuidados com a segurança individual e de suas famílias, como em casos de chuvas, banhos e cachoeiras e até mesmo no dia a dia, ressaltou o coordenador da Defesa Civil, Valdair do Nascimento.

Planos para o ano que vem

Como metas para 2018 o coordenador listou a capacitação contínua dos servidores da equipe, a aquisição de equipamentos importantes de trabalho e de proteção individual dos funcionários e voluntários da Defesa Civil, a realização de novos simulados de evacuação nas escolas e palestras para os estudantes sobre prevenção e alerta de acidentes.

A colocação de placas de alertas em novos pontos nos balneários e cachoeiras da cidade, assim a implantação de um aplicativo na linha de emergência 199, que transfere a ligação para o plantonista da base, caso aconteça algum problema técnico na hora do atendimento são outras metas importantes.

– Vamos colocar em prática alguns projetos importantes para a cidade, mas paralelo a isso também seguiremos com outros serviços fundamentais para a população como o monitoramento climático, as parcerias com os órgãos especializados e a participação no grupo do Plano de Auxílio Mútuo da Região das Agulhas Negras (PAM-RAN), que são inclusive importantes para a segurança dos moradores, disse o coordenador.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996