Defesa Civil intensifica monitoramento de chuvas em Porto Real

by Diário do Vale
Monitoramento: Por conta das chuvas fortes, houveram pequenos casos de alagamentos e queda parcial de uma árvore - Divulgação

Monitoramento: Por conta das chuvas fortes, houveram pequenos casos de alagamentos e queda parcial de uma árvore – Divulgação

Porto Real

Com a incidência de chuvas intensas neste período do verão, a Defesa Civil do município intensificou o monitoramento. Na quarta (21), o pluviômetro instalado no bairro Parque Mariana registrou 50 mm, enquanto o pluviômetro automático instalado no Hospital Municipal São Francisco de Assis marcou 40 mm. O índice registrado em Bulhões foi menor, cerca de 25 mm. Os bairros apresentaram esses índices referentes a uma precipitação de menos de uma hora.
Conforme a classificação do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (CEMADEN) esses números são considerados índices pluviométricos elevados, pois essa quantidade de chuva em pouco tempo sobrecarrega o sistema de drenagem existente. Os últimos boletins relatam a previsão de chuvas fortes para quinta (22) e sexta (23).
Conforme o CEMADEN os índices devem ter um acumulado significativo. “O avanço da frente fria que aconteceu na última quarta (21), favoreceu a formação de nuvens carregadas, gerando precipitação de chuvas com índices elevados, conforme registrado nos pluviômetros do município. Houve pequenos casos de alagamentos nos bairros Parque Mariana e Novo Horizonte e queda parcial de uma árvore, causando danos ao telhado do vestiário da quadra da Escola Cruz e Souza. No entanto não houve nenhum registro de acidentes com vítimas”, relatou o diretor de Defesa Civil, Leandro Augusto de Souza, frisando que segundo os institutos oficiais de meteorologia a previsão do tempo é que a probabilidade de chuva seja reduzida gradativamente até domingo.

Melhorias

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos relatou que a área crítica de escoamento do bairro Parque Mariana é correspondente ao trecho entre as ruas Custódio José de Mello e Saturnino Braga. Conforme contou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Tavares, o projeto de drenagem para solucionar o problema está pronto e encaminhado à engenharia da Caixa Econômica Federal. “Estamos aguardando a aprovação do orçamento para a execução das obras. São recursos federais de emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Serfiotis. Tão logo haja o parecer favorável, daremos início ao processo licitatório para a contratação da empresa que executará as obras. O local já foi avaliado pela Caixa e a expectativa é que as melhorias comecem no mês de abril”, salientou Luiz Tavares.
Em caso de alagamentos e outras ocorrências devido às fortes chuvas a Defesa Civil pode ser acionada durante 24 horas. O telefone de contato da Defesa Civil é (24) 3353-3537 (segunda a sexta). À noite, finais de semana e feriados o contato deve ser feito pelo (24) 3353-1245.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996