Dia da Igualdade Racial: Dagaz expõe ‘A Cozinha dos Quilombos’ na OAB-VR

by Diário do Vale
Projeto de pesquisa desenvolvido pelo instituto rendeu fotos e um livro sobre o tema

Projeto de pesquisa desenvolvido pelo instituto rendeu fotos e um livro sobre o tema

Volta Redonda – No Dia Internacional da Igualdade Racial, 21 de março, terça-feira, a exposição fotográfica do livro “A Cozinha dos Quilombos: Sabores, Territórios e Memórias” estará na sede da OAB de Volta Redonda.

A mostra do Instituto Dagaz poderá ser conferida a partir das 18 horas, no auditório, onde acontece a mesa redonda “Desigualdade étnico-racial, direitos e cidadania: um olhar jurídico social”.
Com intuito de identificar histórias, culturas e costumes culinários, o livro e a exposição fotográfica são resultados de um projeto de pesquisa, desenvolvido pelo Instituto Dagaz, em 2014. Foram mapeadas e visitadas 29 comunidades quilombolas no estado do Rio de Janeiro. A exibição é composta por obras dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Wallace Feitosa, Fred Borba e Lidiane Camillo.

– É muito importante poder estar dentro da OAB, dando visibilidade às comunidades quilombolas. Essas comunidades merecem nosso respeito e nosso olhar, pois eles nos remetem a memórias muito fortes para a história deste país – destacou a coordenadora de Programação, Renata Ferreira.

O projeto do livro foi impulsionado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Estado do Rio de Janeiro, e obteve patrocínio da Concessionária de Energia Light. Além disso, em 2015, o livro também recebeu o prêmio de Cultura Afro-Fluminense promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR-PR).

Prêmio Ponto de Memória

Em turnê 2016/2017, pelo cumprimento do edital do Ministério da Cultura – Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), “A Cozinha dos Quilombos”, através da ONG, foi contemplado em 2014, com reconhecimento nacional de Ponto de Memória.

O prêmio busca reconhecer iniciativas de práticas museais e de processos dedicados à memória social que se identifiquem com a perspectiva da museologia social, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade. É voltado para grupos étnicos-culturais tais como indígenas, afrodescendentes, ciganos, ribeirinhos, quilombolas, rurais, urbanos, de periferia, cultura litorânea, comunidades brasileiras no exterior, entres outros.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996