quinta-feira, 20 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Dia Mundial da Água tem programação especial

Dia Mundial da Água tem programação especial

Matéria publicada em 20 de março de 2018, 18:45 horas

 


Comemorações contam com ações como concurso fotográfico, caminhada ecológica e passeio ciclístico

Informação: Encontro teve a finalidade de instruir alunos sobre o uso racional da água - Paulo Dimas

Informação: Encontro teve a finalidade de instruir alunos sobre o uso racional da água – Paulo Dimas

Sul Fluminense – O dia mundial da Água, celebrado em 22 de março, terá uma programação especial na região. Em Volta Redonda, a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Secretaria de Educação (SME) e com o Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), vai promover um concurso fotográfico entre estudantes da rede municipal e atividades recreativas, além de caminhada ecológica, limpeza das margens do Rio Paraíba do Sul e passeio ciclístico.
– A prefeitura tem investido em educação ambiental nas escolas a fim transformar o nosso futuro, fazendo com que as crianças saibam da importância em preservar os recursos hídricos e poupar água evitando desperdícios. Investe também em reflorestamento, pois as árvores protegem nossos rios, – comentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos.
As ações tiveram início com um concurso de fotográfico de mural em 18 escolas, sendo 13 da rede municipal e 5 da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Com o tema “O futuro da água”, o concurso seguirá até o dia 23 e participam estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A turma premiada fará uma visita monitorada à ETA (Estação de Tratamento de Esgoto) Belmonte no próximo dia 28. “São mais de 10 mil alunos participando e os murais ficarão expostos nas escolas. Depois, será tirada uma foto do mural e enviada para uma comissão julgadora”, contou a secretária de Educação, Rita de Cássia Andrade.

Atividades Recreativas

Como o mesmo tema, estudantes da rede pública participarão de atividades recreativas na ETA Belmonte, no dia 22, quinta-feira. A SMMA vai oferecer atividades como desenho, doação de mudas, além da árvore dos desejos – uma árvore pintada em banner onde as crianças colam seus desejos no lugar das folhas. De acordo com o diretor-presidente do Saae-VR, José Geraldo Santos, o Zeca, serão seis turmas divididas na parte da manhã e à tarde.
– Eles poderão conhecer como tratamos nossa água e visitar as instalações. Também haverá instruções de como podemos fazer o uso racional da água”, explicou Zeca, acrescentando que o Saae-VR também realizará a distribuição de água em outros eventos da programação ao Dia da Água.

Caminhada Ecológica

Na sexta-feira(23), estudantes da rede municipal participarão de uma caminhada ecológica e de limpeza de um trecho das margens do Rio Paraíba do Sul. A concentração será na Praça 12 de Outubro e o fim do percurso será próximo ao fórum, no Aterrado. “Vamos caminhar junto das crianças nas margens do rio, fazendo uma limpeza, coletando todos os resíduos jogados irregularmente”, citou Daniela Vasconcelos.

Passeio Ciclístico

Como parte da programação a cidade sediará no domingo (24), às 9 h, o 1º Pedal pelas Águas na cidade. Realizado pelo Comitê Médio Paraíba do Sul, o passei ciclístico tem como objetivo estimular os participantes para a utilização dos recursos naturais (principalmente a água) de modo consciente e ético, destacando a importância do uso sustentável do meio ambiente, além de promover um momento de lazer, que poderá ser vivenciado por famílias e amigos.
– Queremos promover o uso consciente da água e a boa qualidade de vida. Todos os cidadãos estão convidados a levar suas bicicletas e participar do evento”, frisou o prefeito Samuca Silva. O percurso do passeio ciclístico será da Praça Sávio Gama (praça da prefeitura), no Aterrado, até o Parque Aquático, na Ilha São João. A inscrição é feita pelo e-mail dplamvr@gmail.com. Todas as informações estão disponíveis no site do comitê: www.cbhmedioparaiba.org.br.

Grupo de apoio ambiental ministra palestra

Em Barra Mansa, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Henrique Zamith, no bairro Vila Nova, receberam na terça-feira (20), uma palestra sobre a importância da água para os seres vivos. Ministrada pela professora Renata Mazza, do Grupo Técnico de Apoio a Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação, com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, a palestra abordou desde a ameaça de escassez da água no mundo até o processo de dessalinização utilizada nos países do Oriente Médio e outros para tornar o produto adequado ao consumo humano.
Durante a palestra foi apresentado argumentos para despertar a atenção ao cuidado com as fontes de recursos hídricos. “O planeta terra concentra 97,5% de água salgada e 2,5% de água doce, por isto o uso racional da água e a conservação das matas são de extrema importância. Há de se considerar que muitos países onde falta água, a dessalinização tem sido utilizada como um mecanismo para suprir a necessidade de consumo. No entanto, o processo tem alto custo. Assim, a solução encontrada por algumas nações é a importação da água”, detalhou Renata Mazza.
A educadora ainda destacou que no mundo 9% das águas são destinadas ao consumo doméstico; 12% para as indústrias e 73% para a produção agrícola. Davi Ribeiro, de 9 anos de idade, afirmou desconhecer muitas informações que foram transmitidas no encontro. “Não sabia que tínhamos tanta água salgada assim. Vou falar com os meus pais e parentes para economizarem água”, revelou.
A diretora da unidade escolar Ivete Gama de Oliveira ressaltou que há tempos a escola adota boas práticas para o consumo de água. “Estamos sempre alertando nossos alunos sobre as questões ambientais, principalmente sobre o uso adequado da água. Temos convicção de que se soubermos usar não vai faltar”, concluiu. O Grupo Técnico de Apoio Ambiental realiza palestras durante o decorrer do ano discutindo sobre várias temáticas.

 

Untitled Document