Doenças erradicadas voltam a se manifestar

by Diário do Vale

 

Prevenção: Manter a caderneta de vacinação atualizada é indispensável - Arquivo

Prevenção: Manter a caderneta de vacinação atualizada é indispensável – Arquivo

Volta Redonda

Nos últimos anos, algumas doenças que pareciam estar erradicadas, passaram a se manifestar. Temos como exemplo, Sífilis, Sarampo, Coqueluche e a Febre Amarela. A Fiocruz, recentemente realizou um estudo para acompanhar as possíveis mudanças genéticas no vírus da febre amarela em circulação no país. Com o resultado da análise, foram identificadas mutações no vírus, onde mostra que não há qualquer impacto destas mutações para a eficácia da vacina.

Segundo os pesquisadores, o imunizante adotado atualmente protege contra genótipos diferentes do vírus, incluindo o sul americano e o africano. Além disso, as alterações detectadas no estudo não afetam as proteínas do envelope do vírus, que são centrais para o funcionamento da vacina. Eles ressaltam que as sequências genéticas completas dos vírus analisados no estudo já foram publicadas no GenBank, que é um banco online internacional de dados genéricos, de modo a estarem disponíveis para comparações que possam ser realizadas por outros cientistas do Brasil e do mundo.

A coordenadora médica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Unimed Volta Redonda, Keila Barros, explica que as pessoas devem ficar atentas ao calendário vacinal. “Os pais, e não somente as mães, devem ficar atentos ao calendário vacinal das crianças e adolescentes, e também do seu próprio calendário vacinal. Muitas vezes o que observamos são ondas de pessoas contrárias à vacinação que acontecem no mundo, o que é grave, uma vez que temos doenças que podem ser prevenidas pela vacina, acontecendo em surtos e causando danos à população geral”, frisou.

Keila ainda comenta que as doenças infecciosas possuem causas variadas num contexto social e que o ato de cuidar é maior forma de prevenção. “Vários fatos podem influenciar no surgimento das doenças desde a falta de saneamento básico e condições de higiene precárias, não higienização das mãos, comportamentos de risco, aglomerados urbanos, migração para áreas endêmicas sem se atentar para as medidas de prevenção até a falta da vacinação, seja por motivos próprios às condições clínicas do paciente, com as restrições, ou por motivos pessoais. De qualquer forma, o ato de se cuidar e cuidar do outro é maior forma de prevenção”, explicou.

Registros

Em Volta Redonda não há registro de desabastecimento de imunobiológicos pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, no município, a ação de imunização é prioridade na atenção básica e tem como objetivo principal erradicar e manter sob controle algumas doenças imunopreveníveis.

Em nota, a assessoria informa que as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, cada uma em sua área de abrangência, realizam vacinação, monitoram as doses aplicadas mensalmente, e no caso de  atraso vacinal realiza busca ativa dos faltosos. Algumas doenças podem reaparecer na população que não foi imunizada, por isso, a ação de vacinação é essencial para a pessoa bem como à comunidade.

You may also like

2 comments

Jeca de volta redonda 1 de março de 2018, 07:48h - 07:48

Ao passar do tempo, as pessoas estão cada vez mais idiotizadas. Náo sabem que essas vacinas estão ai para previnir doenças letais que antes
Matavam milhares de pessoas. A população esta regredindo, acreditando em lendas urbanas.

Dedo duro 1 de março de 2018, 06:21h - 06:21

Reflexos de 13 do PT

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996