segunda-feira, 16 de julho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / ‘Ecopneu’ bate recorde de recolhimento em 2015, em Barra Mansa

‘Ecopneu’ bate recorde de recolhimento em 2015, em Barra Mansa

Matéria publicada em 27 de dezembro de 2015, 17:55 horas

 


pneus

Retomado em 2013: Projeto da Prefeitura de Barra Mansa encaminha pneus inservíveis para reciclagem
(Foto: Cris Oliveira/Divulgação)

Barra Mansa- A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do projeto “Ecopneu”, destinou até novembro deste ano, 1.050 toneladas de pneus inservíveis para reciclagem. Segundo a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o volume é 14% maior que o registrado no ano passado, quando foram enviadas cerca de 900 toneladas. O projeto funciona no Parque da Cidade Natanael Geremias, no Centro, e foi retomado em 2013 pelo governo Jonas Marins.

Os pneus são entregues pelos geradores à prefeitura, que encaminha o material à empresa Policarpo Ambiental para reciclagem. Eles são triturados e transformados em combustível para produzir energia, massa de asfalto ou serem usados na construção civil.

– O descarte de pneus é de responsabilidade do gerador, que deve levar o material até o ponto de recolhimento do projeto no Parque da Cidade. Semanalmente, a empresa de reciclagem recolhe o material, a grande maioria pneus de carga. Temos cerca de 80 geradores cadastrados na prefeitura – explicou o supervisor do “Ecopneu”, Arilson Sales Barros, ressaltando que todo o material fica armazenado em local coberto no Parque da Cidade até o recolhimento, para evitar que acumule água.

– Temos uma fiscalização atuante, mas o apoio popular é fundamental para o sucesso do projeto. Qualquer morador que encontrar um local irregular de depósito de pneus pode fazer denúncia na secretaria, por meio dos telefones (24) 2106-3406 ou 3322-9100 – acrescentou Arilson, informando que o armazenamento irregular de pneus é passível de multa que pode chegar a até R$ 6 mil.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Mário Branco, reforçou a importância da destinação correta de pneus inservíveis. “Pedimos que a população continue contribuindo com o projeto, levando os pneus inservíveis ao Parque da Cidade e denunciando quem não o armazena de maneira correta. Ao dar a destinação correta, contribuímos para o meio ambiente, pois esses pneus acabam indo parar em rios e em terrenos baldios”, concluiu o secretário.

2 comentários

  1. Bom para o Meio Ambiente e excelente meio de gerar empregos e renda.

  2. Muito bom. Tomara que a iniciativa continue e que seja seguida por outras cidades da região.

Untitled Document