sábado, 24 de junho de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Em novo endereço, Ambulatório de Saúde Mental de Porto Real oferece acompanhamento

Em novo endereço, Ambulatório de Saúde Mental de Porto Real oferece acompanhamento

Matéria publicada em 19 de abril de 2017, 21:24 horas

 


Tratamento: Além dos consultórios e salas, imóvel dispõe de uma área externa propícia a atividades lúdicas de lazer (Divulgação/Ascom PMPR)

Tratamento: Além dos consultórios e salas, imóvel dispõe de uma área externa propícia a atividades lúdicas de lazer (Divulgação/Ascom PMPR)

Porto Real – Instalado na antiga Policlínica do Jardim das Acácias, o Ambulatório de Saúde Mental de Porto Real oferece um serviço multidisciplinar e de acompanhamento aos pacientes. O serviço é realizado por 15 profissionais, sendo quatro psicólogos, psiquiatra, neurologista, neuropediatra, fonoaudiólogo, três dentistas e pessoal de apoio.

– Conhecemos os pacientes e discutimos os casos em reuniões semanais. Isso permite oferecer um acompanhamento mais próximo de cada caso, o que é muito importante em Saúde Mental – contou o coordenador do programa no município, Renato Gomes.

A coordenadora da unidade, Rosana Brandão, ressaltou que no novo endereço, além dos consultórios e salas, devidamente equipadas, o imóvel dispõe de uma área externa propícia a atividades lúdicas de lazer, que favorece o convívio e o despertar das habilidades sociais dos pacientes.

– Os trabalhos em grupo são bastante utilizados porque permitem uma troca de experiências entre os pacientes, além de despertar o companheirismo e a amizade – destacou Rosana que lembrou ainda que há o funcionamento de grupos voltados para crianças autistas e para mulheres com ansiedade.

– No caso das crianças, oferecemos um atendimento especializado também aos responsáveis, que, por vezes necessitam de um apoio específico – revelou.

A abrangência do serviço prestado ultrapassa inclusive os “muros” do próprio Ambulatório. Quando necessário os profissionais buscam diálogo com as escolas, Conselho Tutelar, Casa Abrigo, Ministério Público, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para, de fato, acompanhar o desenvolvimento dos pacientes de maneira integral, como explicou o coordenador do programa de Saúde Mental no município.

– Quanto mais profissionais envolvidos no tratamento das pessoas, mais pontos de referências os pacientes podem contar, e maior a confiança no nosso programa e mais humanizado é o tratamento – opinou Renato.

O ambulatório mantém uma rotina de trabalho junto aos pacientes infanto-juvenis, na atenção psicossocial com grupos de pacientes com autismo, psicose infantil, ansiedade e déficit de atenção.

A coordenação do programa de Saúde Mental fica na secretaria municipal de Saúde. O Ambulatório de Saúde Mental funciona na Avenida Salvador s/n, Jardim das Acácias. O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Um comentário

Untitled Document