Equoterapia beneficia 30 pessoas em Porto Real

by Diário do Vale
Terapia: Serviço atende crianças a partir dos 3 anos de idade até adolescentes e adultos (Foto: Dorinha Lopes/Ascom PMPR)

Terapia: Serviço atende crianças a partir dos 3 anos de idade até adolescentes e adultos (Foto: Dorinha Lopes/Ascom PMPR)

Porto Real – O prefeito de Porto Real, Ailton Marques, visitou o Serviço de Equoterapia, juntamente com o secretário de Governo, Jean Carlos dos Santos Silva. O trabalho que utiliza equinos como tratamento fisioterápico, atende atualmente 30 usuários do município e funciona há quase 10 anos. Uma equipe formada por dois auxiliares guias, um biólogo equitador, cinco fisioterapeutas atende desde crianças a partir dos três anos de idade até adolescentes e adultos, sem restrição de faixa etária.

– É um serviço essencial. Conhecer de perto só reforçou a ideia que esse serviço tem qualidade, um trabalho primoroso que merece toda nossa atenção – afirmou Marques.

– Meu filho melhorou demais o comportamento. Está mais calmo, criou um laço afetivo com os animais, está mais comunicativo e a coordenação motora também teve uma melhora significativa. Só tenho a agradecer a todos os profissionais. Não tenho palavras para expressar minha gratidão – relatou a dona de casa Dalli Reis Lima, mãe de Bruno Lima de Paula, de 6 anos e autista.

A fisioterapeuta Lilian Roxo comentou para quais situações a equoterapia é indicada.

– Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais chance de uma evolução satisfatória o paciente tem. Através de um encaminhamento médico, pessoas com lesões neurológicas, paralisia cerebral, acidentes vasculares, lesão medular, autismo, déficit de atenção e de aprendizagem, síndromes genéticas como Down e West, são exemplos de pacientes indicados para o tratamento – citou.

A fisioterapeuta Mariane Peres disse que desde a Segunda Guerra Mundial, com indícios de existência até mesmo antes de Cristo, a equoterapia é um serviço que une lazer e inúmeros benefícios em tratamentos de reabilitação.

– O contato com o animal produz no usuário a liberação de hormônios de bem-estar e prazer. Isso provoca ainda um vínculo afetivo, de forma lúdica, entre eles e os animais, superando as dificuldades de socialização.

Aliado à autoestima e ainda à autoconfiança produz em quem utiliza o serviço, ganhos emocionais significativos. Esse é o princípio do TAA (Terapia Assistida por Animais). Os cavalos de trote possuem movimentos semelhantes à marcha humana, isso faz com que o paciente ao fazer a equoterapia trabalhe por volta de 1800 ajustes tônicos posturais. Isso quer dizer que o constante movimento do cavalo provoca no cavaleiro, ajustes relacionados ao equilíbrio e movimentos automáticos de adaptação da postura – explicou.

You may also like

1 comment

Pereira luiz 2 de dezembro de 2017, 06:20h - 06:20

Coitado do prefeito vai ficar com problema de coluna .

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996